Dados do Trabalho
Título
DESAFIOS LOGISTICOS NA ALOCAÇAO DE CORAÇOES DO BRASIL: UMA ANALISE DOS TRANSPLANTES INTERESTADUAIS
Introdução
O Brasil, com seu maior programa público de transplante do mundo, enfrenta desafios logísticos na distribuição de órgãos de doadores falecidos. Neste estudo, temos como objetivo avaliar o deslocamento interestadual de corações captados que não foram alocados em seus respectivos estados.
Material e Método
Realizamos uma análise retrospectiva dos dados de todos os corações captados e transplantados no Brasil entre janeiro de 2019 e maio de 2023. Durante esse período, foram realizados 1.533 transplantes cardíacos, e desses, 251 (16%) envolveram órgãos provenientes de um estado diferente do qual foram implantados.
Resultados
Dos estados brasileiros, 8 (AC, AP, AM, MA, PA, PI, RO, RR) não registraram nenhuma doação de coração nesse período, e 13 estados (AC, AL, AP, AM, MA, PA, PI, MT, PI, RO, RR, SE e TO) não realizaram nenhum transplante cardíaco. O estado de Santa Catarina (SC) foi o maior fornecedor de corações para implante em outros estados, com um total de 56 órgãos, representando 30,5% de todos os corações captados no estado. Em seguida, temos GO com 143 (80%) e BA com 94 (67%). Por outro lado, São Paulo (SP) recebeu o maior número de corações de outros estados, totalizando 97 órgãos, o que representa 17% de todos os transplantes cardíacos realizados em SP. Os estados com a maior proporção de corações originados de outros estados DF 69%, PR 20%, PE e RS com 16%.
Discussão e Conclusões
A capacidade logística na distribuição de órgãos possibilitou a realização de 251 transplantes cardíacos adicionais no Brasil. Observamos disparidades regionais na captação, que se tornam ainda mais acentuadas nos transplantes cardíacos, com quase metade dos estados brasileiros (13 estados) sem realizar nenhuma atividade nesse tipo de transplante.
Palavras Chave
coração
doação
logística
Área
CORAÇÃO/PULMÃO
Instituições
InCor - São Paulo - Brasil, Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil, Santa Casa de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil, Sistema Nacional de Transplante - Distrito Federal - Brasil
Autores
GUSTAVO FERNANDES FERREIRA, FERNANDO ATIK, PAULO MANOEL PEGO FERNANDES, ESTELA AZEKA, NOEDIR STOLF, DANIELA FERNANDES SALOMÃO PONTES