Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE HEPATICO POR CIRROSE BILIAR SECUNDARIA E ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NO POS-OPERATORIO IMEDIATO: UM RELATO DE CASO

Introdução

A colangite biliar secundária com colangite de repetição se configura como uma complicação envolvida na colecistectomia. Em casos graves de danos progressivos ao fígado com cirrose e disfunções avançadas, o transplante hepático pode ser considerado como uma opção de tratamento. Buscou-se relatar a assistência de enfermagem no pós-operatório imediato (POI) de paciente transplantado hepático por cirrose biliar secundária.

Relato do Caso

Paciente masculino, 53 anos, procedente de Belém-PA, com histórico de colangite biliar secundária de repetição após cirurgia prévia de colecistectomia e reoperação por complicação. Acompanhado em um hospital de referência no estado do Ceará, foi submetido ao transplante de fígado em 29 de junho de 2023, devido agravamento e quadro de cirrose hepática num período de 3 meses, apresentando CHILD B9 e MELD-Na 22.

Resultados

No POI, foi extubado precocemente e evoluiu hemodinamicamente estável, com queixa de dor abdominal à palpação, diurese reduzida e hiperbilirrubinemia em queda. Os principais diagnósticos de enfermagem da NANDA foram: integridade da pele prejudicada, dor aguda, risco de volume de líquidos desequilibrado, risco de infecção e risco de função hepática prejudicada. As intervenções executadas foram: monitorização hemodinâmica, controle frequente dos sinais vitais, cuidados com ferida operatória e dreno, prevenção de lesão por pressão, analgesia e expansão volumétrica segundo prescrição, balanço hídrico rigoroso, uso de bandle para dispositivos invasivos e monitorização de exames.

Discussão e Conclusões

O transplante possibilita a reversão do quadro terminal de um paciente com doença hepática crônica. A identificação dos diagnósticos de enfermagem contribui para melhor qualidade da assistência, como ferramenta para o cuidado integral individualizado e consequente recuperação.

Palavras Chave

Cirrose biliar secundária; Transplante de fígado; Enfermagem.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

EMANUELLE NOGUEIRA DE ARAÚJO, JÚLIA FERNANDES VIEIRA DA SILVA, MARIA ARIANE CIPRIANO DE OLIVEIRA, CRISTEFÂNIA MEIRÚ DE LIMA, SARAH KETLEN BARROS DE OLIVEIRA, MARIA ISIS FREIRE DE AGUIAR