Dados do Trabalho


Título

PERFIL SOCIODEMOGRAFICO DOS POTENCIAIS DOADORES DE ORGAOS E AS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE ENCEFALICA NA REGIAO NORTE DO BRASIL

Introdução

Introdução: O estudo tem como objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico dos potenciais doadores de órgãos/tecidos na região norte do Brasil.

Material e Método

Material e Método: trata-se de um estudo transversal, descritivo, realizado a partir de fontes secundárias de prontuários realizado na Organização de Procura de Órgãos, localizada em um hospital de referência em politraumatismos e traumas neurológicos de maior complexidade no norte do Brasil, com recorte temporal dos anos de 2016 a 2020.

Resultados

Resultados: dos 316 potenciais doadores identificados maioria eram homens (61,7%), com média de idade de 38,4 anos (dp±18,2), católicos (34,5%), possuíam até 11 anos de estudo (25%), sem companheiros (61,7%) e nascidos no interior do estado (54,7%). Foram contabilizadas 64 doações efetivas, representando 20,3% das notificações.

Discussão e Conclusões

Discussão e Conclusões: nesse estudo, foi possível perceber que o potencial de doação da região norte e está relacionado com homens jovens. Ainda, mostra que esses pacientes viviam sozinhos no interior do estado. Assim, compreende-se que tais dados oportunizam aos gestores do sistema de doação e transplantes desta região conhecer de maneira clara, o perfil destes doadores, o que permite atuar com educação em saúde para minimizar essas mortes, além da possibilidade de rastrear o mais breve possível esse potencial doador.

Palavras Chave

Doação de órgãos; Enfermagem, Morte encefálica.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Helen Cristine Albuquerque BEZERRA, GILSIRENE SCANTELBURY DE ALMEIDA, Marcos Vinicius Monteiro Lins de ALBUQUERQUE, Marcos Lima Do NASCIMENTO, FABÍOLA Sarmento da SILVA, NEIDE DA SILVA KNIHS