Dados do Trabalho


Título

PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS COM UROCULTURAS POSITIVAS PARA ENTEROBACTERALES PRODUTORAS DE CARBAPENEMASE

Introdução

Os pacientes transplantados renais ficam mais suscetíveis a infecções do trato urinário (ITU). Dentre os microrganismos causadores deste evento infeccioso estão as enterobacterales, portanto uroculturas (UCA) positivas para estes microrganismos são uma preocupação. Objetivo: Verificar a incidência de pacientes transplantados renais com UCA positiva para enterobacterales produtoras de carbapenemase (EPC) até um ano após o procedimento e o microrganismo mais prevalente.

Material e Método

Estudo observacional retrospectivo de pacientes submetidos a transplante renal entre janeiro de 2014 e dezembro de 2021 com UCA positiva para EPC no primeiro ano após o procedimento.

Resultados

No período 1884 pacientes realizaram transplante renal, destes, 192 apresentaram UCA positiva para EPC, 162 para KPC, 17 para NDM, 2 para ambos e 11 cujo mecanismo de resistência não foi identificado. O tempo médio até a primeira UCA positiva foi de 67 dias. Durante o primeiro ano após o transplante os pacientes apresentaram ao todo 416 UCA positivas para EPC contendo os seguintes microrganismos: Klebsiella pneumoniae (n=352), Serratia marcescens (n= 18) e Enterobacter sp (n=07), Escherichia coli (n=05), Citrobacter feundii (n=04), Providencia sp (n=02), Proteus mirabilis (n=01) e Morganella morganii (n=01).

Discussão e Conclusões

Pouco mais de 10% dos pacientes apresentaram UCA positiva para EPC, a prevalência de ITU entre transplantados renais pode variar de 7% a 8% e são mais comuns no primeiro ano. Na amostra avaliada o microrganismo mais prevalente foi Klebsiella pneumoniae, o que difere da literatura que refere a Escherichia coli como responsável por 50-60% dos casos. Portanto, essa expressiva amostra de UCA permitiu conhecermos o perfil microbiológico para otimizar condutas.

Palavras Chave

Infecções do trato urinário (ITU); Transplante renal, Enterobacterales; Urocultura

Área

INFECÇÃO - Bactéria - Rim

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, PPG Patologia - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ARIANE BAPTISTA MONTEIRO, TERESA CRISTINA TEIXEIRA SUKIENNIK, GABRIEL DE SOUZA MARTINS, CAMILA BERTOLDO PINHEIRO, ELIZETE KEITEL