Dados do Trabalho


Título

MAPEANDO SINAIS CLINICOS DE MORTE ENCEFALICA EM UM HOSPITAL DA REGIAO NORTE DO BRASIL

Introdução

No Brasil, nos últimos anos tem se buscado diversas estratégias para aumentar o número de potenciais doadores de órgãos e tecidos. Objetivo: Identificar o perfil dos pacientes que evoluíram para morte encefálica (ME) em um hospital de Rondônia, a partir de um instrumento de gestão do processo de doação.

Material e Método

Estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo, realizado de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023 em um hospital de grande porte e referência para o processo de doação de órgãos em Rondônia. Os dados foram coletados nos prontuários de pacientes que evoluíram a óbito, utilizando instrumento baseado no modelo espanhol de qualidade, e analisados por meio da estatística descritiva.

Resultados

Foram identificados 493 prontuários de pacientes que evoluíram a óbito, destes, 7% foram diagnosticados como ME. Houve predominância do sexo masculino, tendo como principal causa de internação o Traumatismo Cranioencefálico, seguido de Acidente Vascular Hemorrágico. O tempo médio de internação foi de 5 dias e a idade média de 49 anos. Os sinais clínicos de ME registrados antes do óbito foram Glasgow três; ausência dos reflexos de tronco, midríase fixa e hipertensão intracraniana.

Discussão e Conclusões

Destaca-se que o conhecimento dos sinais clínicos de morte encefálica, bem como dos critérios para a abertura do protocolo de ME, favorecerá aos profissionais que atuam nessas unidades, melhorar a qualidade da assistência ofertada ao possível doador, o que contribuirá para aumentar o número de doações efetivas.

Palavras Chave

Morte Encefálica; Perfil de Saúde; Obtenção de Tecidos e Órgãos; Enfermagem

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Central Estadual de Transplantes de Rondônia - Rondônia - Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

RENATA BENTES DE OLIVEIRA RESTIER, NEIDE DA SILVA KNIHS, NADIA CHIODELLI SALUM, DANIELA OLIVEIRA PONTES, EDCLEIA GONÇALVES DOS SANTOS, ERIKA FERNANDA FERNANDES DA SILVA, ALINE PESTANA LIMA MAGALHAES