Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO PERFIL DE DOADORES CLASSIFICADOS POR KDPI/DCE E DA TAXA DE TRANSPLANTAÇAO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Introdução

O perfil demográfico dos doadores influencia no desfecho do transplante de órgãos a curto e a longo prazo. No que diz respeito ao rim múltiplas variáveis impactam na sobrevida renal. Algumas destas variáveis são utilizadas na estratificação do doador renal falecido em doador padrão e doador de critério expandido e no cálculo do índice do KDPI.

Material e Método

Análise retrospectiva do perfil demográfico dos 304 doadores efetivos registrados na Central Estadual de transplante/ RJ no ano de 2022, e classificação destes doadores como doador de critério expandido (DCE) vs. Doador Padrão e o Kidney Donor Profile Index (KDPI) correlacionando com a Taxa de Transplantação (TTx) e Taxa de Descarte(TD). Para classificação do DCE utilizou-se o critério UNOS (United Networks for Organ Sharing) e para o KDPI, a calculadora disponível no site da OPTN (Organ Procurement and Transplantation Network).

Resultados

Os doadores apresentavam média de: idade 44± 18 anos; IMC 26,2 ± 5,4 kg/m²; creatinina de retirada 1,9 ± 1,0 mg/dL; KDPI 54% ± 29%; sexo masculino 57%, hipertensos 38%, diabéticos 9% e com acidente vascular encefálico 46% como causa mortis. Estratificando o KDPI por faixas observarmos que, de acordo com o KDPI < 50% (n=144) nenhum doador foi classificado como DCE e apresentou uma taxa de transplantação (TTx) > 90% sem TD; já na faixa de KDPI 51-70%(n=59), DCE 27%, TTx 80% e TD 5%; com KDPI 71-85% (n=47), DCE 74%, TTx 70% e TD 4% e com KDPI > 85%(n=54), DCE 96%, TTx 39% e TD 19%.

Discussão e Conclusões

Nesta amostra observamos que, de acordo com o aumento do KDPI, o percentual de doadores classificados por DCE foi progressivamente maior e menor a taxa de transplantação e os doadores com KDPI menores tiveram significativa taxa de transplantação, portanto devem ser criteriosamente avaliados antes da não aceitação e descarte do órgão.

Palavras Chave

Transplante de rim; KDPI, DCE, taxa de transplantação

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES RJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LIVIA MARIA SILVA ASSIS, PRISCILA RIBEIRO CAMPOS PAURA, CLAUDIA GONÇALVES PEREIRA, LEANDRO LOPES DA SILVA GALDIANO, LAÍS DE OLIVEIRA FONSECA, EDILSON EZEQUIEL LIMA, FABRICIO DE SOUZA OLIVEIRA, ALEXANDRE SOUZA CAUDURO