Dados do Trabalho


Título

CHECK LIST E A COMUNICAÇAO EFICAZ NA COORDENAÇAO DE RETIRADA DE MULTIPLOS ORGAOS PARA TRANSPLANTE

Introdução

As cirurgias de retirada de múltiplos órgãos (RMO) para transplante, além da demanda de material específico de acordo com o órgão a ser captado, requerem comunicação efetiva e rápida desde sua organização até a cobrança no Sistema Único de Saúde. O uso de check lists como meio de comunicação é utilizado pelos enfermeiros coordenadores de RMO em um hospital do sul do país. Para a organização de todo o processo, houve reuniões com os profissionais envolvidos, como equipe do faturamento, CIHDOTT e enfermeiros.

Relato do Caso

Relato de experiência de enfermeiros coordenadores em RMO para transplante de um hospital universitário do Rio Grande do Sul.

Resultados

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre dispõe de equipe cirúrgica composta por cirurgiões e enfermeiros coordenadores de RMO, que captam órgãos nos hospitais de Porto Alegre, interior do RS e outros estados do país. Regularmente, há revisão da lista de materiais, visto mudanças técnicas, tecnológicas e mesmo de fornecedores, e o enfermeiro atualiza os check lists junto à equipe da farmácia e de enfermagem do bloco cirúrgico, local onde o material é armazenado. A fim de uma cobrança efetiva e rápida, o check list com todas as informações do procedimento é preenchido pelo enfermeiro coordenador e entregue à equipe administrativa do BC.

Discussão e Conclusões

O uso dos check lists trouxe agilidade, segurança e efetividade na comunicação entre as equipes técnicas e administrativas envolvidas na doação de órgãos para transplante, o que é imprescindível, visto que um erro pode inviabilizar a retirada do órgão, ocasionando assim perda irreparável ao doente. Além disso, foi identificada a facilidade para cobrança de todo o processo junto ao SUS. Importante ressaltar que a reavaliação regular dos check lists são necessários para constante atualização do processo.

Palavras Chave

doação de órgão, transplante, comunicação efetiva, enfermagem

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Fabiane de Avila Marek, Jaqueline Wilsmann, Luciana Nabinger Menna Barreto, Alexsandra Relem Pereira, Deborah Bulegon Mello, Claudir Lopes da Silva, Carlise Rigon Dalla Nora