Dados do Trabalho
Título
ESTUDO COMPARATIVO DO TESTE CARDIOPULMONAR DE ESFORÇO NO PACIENTE COM ASSISTENCIA VENTRICULAR: RELATO DE CASO
Introdução
Os Dispositivos de Assistência Ventricular (DAV), é uma terapia de suporte como ponte para transplante cardíaco ou terapia definitiva, visando aumento da expectativa de vida de 1 ano entre 58% e 83% de acordo com a gravidade em pacientes com insuficiência cardíaca (IC). Analisamos o uso do DAV na evolução da doença ao longo do tempo.
Relato do Caso
Relato de caso, sexo masculino, 44 anos, avaliado em uma clínica cardiológica. Em 2013, após um infarto do miocárdio, paciente evolui com IC, fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 20%. Em 2016 foi implantado cardiodesfibrilador com indicação de transplante, devido alta pressão arterial pulmonar (81 mmHg) foi anulado. Em maio de 2019 é implantado DAV – HeartMate 3 no ventrículo esquerdo. Após o implante, em setembro de 2019, foi realizado o TCPE1 na esteira ergométrica com protocolo de incremento de cargas até a fadiga, com duração de 10:38. Em 2021, foi realizado reavaliação do TCPE2, no cicloergômetro com protocolo de rampa até a fadiga, com duração de 8:18.
Resultados
Na análise dos TCPE, a frequência cardíaca pico foi 139 bpm. O consumo máximo de oxigênio se manteve reduzida em ambos os testes (0,98 L/min; 35% dos valores preditos ou 13,2 ml/kg/min vs 0,92 L/min; 33% dos valores preditos ou 13,3 ml/kg/min). O coeficiente respiratório se manteve em 31% predito (873 vs 818). A rotação do DAV estava 5.800 rpm. Houve variação de fluxo no TCPE1, o Pump Flow em repouso foi de 4 L/min para 5,3 L/min no esforço. O Pump Flow do TCPE2 não houve variação permanecendo 5 L/min.
Discussão e Conclusões
O HeartMate 3 no decorrer de dois anos, demonstrou estabilização do quadro clínico e hemodinâmico, maior expectativa de vida e condições clínicas preservadas pensando no melhor prognostico pós transplante.
Palavras Chave
Insuficiência Cardíaca, Coração auxiliar, Teste de esforço.
Área
CORAÇÃO/PULMÃO
Instituições
Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil
Autores
Amanda Moreira Ferreira, Robson Fernando Borges, Mauricio Milani, Juliana Goulart Prata Oliveira Milani, Fabíola Maria Ferreira Silva, Gerson Cipriano Junior, Graziella França Bernadelli Cipriano