Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DA OBESIDADE E DE PARAMETROS DIETETICOS NO PERFIL INFLAMATORIO DE PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS

Introdução

Receptores de transplante renal comumente experimentam ganho de peso, e o papel da adiposidade e de fatores dietéticos na inflamação dessa população permanece pouco explorado. O objetivo desse estudo é avaliar se obesidade, composição corporal e parâmetros metabólicos estão associados com inflamação elevada e investigar se componentes dietéticos são capazes de modular citoquinas séricas nessa população.

Material e Método

Pacientes transplantados renais foram avaliados dois meses pós transplante. Foram aferidos dados antropométricos, composição corporal por bioimpedância, função renal, leptina sérica, Proteína C-Reativa ultrassensível; Interleucinas 1β,6 e 8 e Fator de Necrose Tumoral – α. Um escore inflamatório foi criado, classificando os pacientes em alto, médio e baixo escore. A ingestão alimentar foi avaliada por questionário de frequência alimentar validado.

Resultados

Cento e noventa e três pacientes foram avaliados, com mediana de idade 51anos (39-60) e o peso e IMC médios foram 72,6kg±13,9 e 26,7kg/m²±4.4, respectivamente. PCR-us, TNF-α e leptina forma mais altos em indivíduos com obesidade, mas os resultados perderam significância quando ajustados para idade, diabetes pré-transplante e função renal. Escore alto e médio de inflamação permaneceram associados ao peso mesmo após ajustes para idade, tempo em diálise e função renal. Parâmetros dietéticos não se associaram à inflamação.

Discussão e Conclusões

A inflamação sistêmica avaliada de forma mais complexa, através de escore, associou-se com peso corporal mesmo após ajustes para possíveis confundidores. Inflamação já foi associada a piores desfechos nessa população e a associação de peso corporal com pior perfil inflamatório sugere que candidatos e receptores de transplante renal, devem ser orientados a evitar obesidade ou à perda de peso.

Palavras Chave

Transplante Renal; Inflamação; Obesidade

Área

MULTIDISCIPLINAR - Nutrição

Instituições

Hospital de Cl[inicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CAMILA CORREA, ELIS FORCELLINI PEDROLLO, JÚLIA DE MELO CARDOSO DE FREITAS, BEATRIZ DORNELES FERREIRA DA COSTA, NATHALIA PINHATTI GOULARTT, GABRIELA CORREA DE SOUZA , CRISTIANE BAUERMANN LEITÃO