Dados do Trabalho


Título

ESTENOSE DA ARTERIA RENAL NO TRANSPLANTE RENAL DADOR VIVO: A PROPOSITO DE UMA CAUSA RARA DE “FLASH EDEMA”

Introdução

A estenose da artéria renal (EAR) é a complicação vascular mais comum no transplante renal (TR) e ocorre sobretudo nos primeiros 3-24 meses. As EAR ligeiras são frequentemente assintomáticas, mas as EAR graves podem levar a trombose do enxerto.

Relato do Caso

Sexo masculino, 37 anos. Transplante renal dador vivo (TRDV) em Set/2019; cirurgia com necessidade de colheita de veia safena para plastia da artéria renal (AR). Creatinina sérica (pCr) 0,9mg/dl. IS de manutenção com tacrolimus, prednisolona e micofenolato de mofetil (switch para azatioprina em Jan/2023, por infertilidade).

Resultados

Admitido em Jun/2023 por crise hipertensiva (185/105mmHg); pCr 7mg/dl, pUr 200mg/dl, ecografia renal com aumento da ecogenicidade cortical, sem hidronefrose. Iniciou pulsos de metilprednisolona por suspeita de rejeição aguda, não confirmada após realização de biópsia do enxerto renal.
Eco-doppler mostrou turbulência da AR com redução da perfusão do parênquima e angio-TAC confirmou a suspeita de EAR. Evoluiu em anúria e edema agudo do pulmão súbito com necessidade de sessão única de hemodiálise, e recuperação posterior do débito urinário com poliúria. A angiografia realizada 4 dias depois revelou EAR grave sub-oclusiva, tratada com colocação de stent.

Discussão e Conclusões

A incidência de EAR é maior no TRDV relativamente ao TRDC (17,7% vs 5,8%), facto que é justificado pela complexidade técnica das anastomoses e pelas lesões da íntima associadas à canulação. Em cerca de 5% dos casos estão descritas apresentações súbitas em “flash edema”.
O caso descrito é singular pelo timing de apresentação (45 meses pós-transplante) e pela recuperação espontânea da diurese antes do tratamento vascular, o que levanta a possibilidade de outro mecanismo de lesão sobreposto (trombose parcial da AR ou espasmo arterial difuso).

Palavras Chave

COMPLICAÇÃO VASCULAR; LESÃO RENAL AGUDA; TRANSPLANTE DADOR VIVO

Área

RIM - Complicações

Instituições

CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO SANTO ANTÓNIO - - Portugal

Autores

BRUNO FRAGA DIAS, ROBERTO CALÇAS MARQUES, VITÓRIA PAES DE FARIA, PATRICIA DOMINGUES, CATARINA RIBEIRO, JOSÉ SILVANO, JORGE MALHEIRO, MANUELA ALMEIDA, SOFIA PEDROSO, LA SALETE MARTINS