Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES COM LESAO NEUROLOGICA QUE EVOLUIRAM PARA MORTE ENCEFALICA, NOTIFICADOS A CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES

Introdução

Nos últimos anos os gestores de organizações não governamentais e governamentais tem buscado de maneira incansável melhorar os resultados das notificações de potenciais doadores de órgãos e tecidos. Todavia, ainda muitas barreiras são encontradas neste processo.

Material e Método

Estudo retrospectivo e descritivo desenvolvido em uma instituição pública de Joinville que é referencia em doação de órgãos e tecidos. A coleta de dados ocorreu por meio das fichas dos pacientes utilizadas para notificar um potencial doador de órgãos e tecidos a CET, entre os anos de 2022 e 2023. A análise dos dados ocorreu por meio de estatística simples. Resultados: 44 pacientes evoluíram para morte encefálica e foram notificados a CET. Desses n-29 (66%) eram homens, com média de idade de 36,8 anos, sendo a menor idade 16 anos e maior idade 78 anos. A causa com maior número de pacientes que evoluíram para morte encefálica foi o acidente vascular cerebral (hemorrágico e isquêmico) n-20 (45,5%), seguido do traumatismo crânio encefálico com n-17 (38,6%), sendo causado por acidente de carro, moto e quedas.

Resultados

Os resultados deste estudo mostram pessoas jovens que evoluíram para morte encefálica, além destas apresentar os principais resultados. Como o hospital deste estudo é referencia em neurologia/neurocirurgia e alta complexidade em AVC, conclui-se que a gravidade das lesões destes pacientes eram irreversíveis.

Discussão e Conclusões

Salienta-se que tais dados podem contribuir no sentido de os gestores promoverem ações para prevenção destes agravos, bem como para identificar precocemente o potencial doador e notificar o mais breve possível a CET. Também serve de indicadores para a CIHDOTT traçar estratégias em suas acoes.

Palavras Chave

Morte encefalica, potencial doador, lesão neurológica

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital Municipal São José - Santa Catarina - Brasil

Autores

IVONEI BITTENCOURT, VIVIAN NAGEL SCHENEIDER SILVA, VANESSA GUESSER VENANCIO FACHINI, RAFAELA BITENCOURT LIBERATO, LILIANI CRISTINA GONCALVES AZEVEDO, ROBSON DUARTE, ALINE ROSANA LOPES, PATRICIA OLIVIA BORGES, NEIDE DA SILVA KNIHS