Dados do Trabalho
Título
RECIDIVA DE VASCULITE ANCA-MPO NO POS-TRANSPLANTE TARDIO: RARO, MAS NAO NEGLIGENCIAVEL
Introdução
O risco de recidiva da vasculite ANCA após o transplante renal é baixo (0.1/doente/ano), mas não deve ser negligenciado.
Relato do Caso
Doente do género masculino, de 54 anos, com quadro de glomerulonefrite rapidamente progressiva oligoanúrica em 2015, secundária a vasculite de pequenos vasos paucimune ANCA anti-MPO (título: 239 IU/ml) limitada ao rim e com necessidade de indução urgente em hemodiálise. Apesar de tratamento precoce com prednisolona e ciclofosfamida, não apresentou recuperação da função renal, pelo que se manteve em técnica dialítica. Em 2019, é transplantado por dador falecido (compatibilidades HLA 1A, 1B, 1DR). Indução com basiliximab e manutenção com ácido micofenólico, tacrolimus e prednisolona. Diurese e função imediata do enxerto com sCr estável em 1.1 mg/dL. No 4° ano pós-transplante, apresentou-se em consulta com queixas de astenia com 2 meses de evolução, sem noção de diminuição do débito urinário. Analiticamente, sCr: 3.9 mg/dL, Hb: 9.2 g/dL e hematoproteinúria (18 eritr/campo; rácio p/c: 7366 mg/g). Títulos ANCA anti-MPO positivos (22 IU/ml). Ecografia do enxerto mostrava aumento da ecogenicidade do parênquima. Realizada biópsia do enxerto que evidenciou recidiva da doença glomerular de base, com presença de 3 crescentes fibrosos, 40% de glomeruloesclerose global e fibrose e atrofia tubular com extensão próxima de 50% do parênquima (Banff: i2, t0, v0, g0, cpt0, cict2, cv2, mm3, cg0, ah2). Iniciou pulsos com metilprednisolona, seguidos de prednisolona 1 mg/Kg/dia e rituximab 500 mg, sem melhoria significativa, encontrando-se 12 dias depois do diagnóstico com sCr de 3.8 mg/dL.
Resultados
.
Discussão e Conclusões
Tendo em conta a possível instalação súbita e ausência de outras estratégias, a redução da periodicidade da monitorização da função renal deve ser equacionada nestes doentes.
Palavras Chave
Vasculite paucimune ANCA anti-MPO, Transplante renal, Recidiva
Área
RIM - Complicações
Instituições
Centro Hospitalar Universitário de Coimbra - Portugal - - Portugal
Autores
João Grilo, Alexandra Esteves, Lídia Santos, Maria Guedes Marques, Rita Leal, Luís Rodrigues, Catarina Romãozinho, Rui Alves, Arnaldo Figueiredo