Dados do Trabalho


Título

INDICAÇOES E RESULTADOS DO TRANSPLANTE HEPATICO EM PACIENTES COM COLANGITE BILIAR PRIMARIA

Introdução

A Colangite Biliar Primária (CBP) caracteriza-se por colestase crônica não obstrutiva progressiva, ocorrendo especialmente em mulheres após a quarta década de vida. O transplante hepático (TH) é indicado na fase avançada da doença, na presença de ao menos um dado clínico-laboratorial de descompensação hepática, como ascite, encefalopatia hepática, osteopenia e prurido não tratável. O objetivo do trabalho foi analisar as principais indicações e resultados do TH em pacientes com CBP.

Material e Método

Estudo retrospectivo e observacional realizado a partir da revisão e análise em planilha eletrônica dos dados obtidos em prontuários de 24 pacientes com CBP. O diagnóstico foi confirmado pela presença do anticorpo antimitocôndria (AMA) positivo e/ou biópsia hepática.

Resultados

Foram incluídos 24 pacientes, 12 transplantados de fígado. Quanto ao sexo, 23 são mulheres (96%). A média de idade ao TH foi de 49,53 (Δ 22 a 69). O tempo médio entre o início dos sintomas e o diagnóstico foi de 44,23 meses. Quanto ao quadro clínico, os sintomas mais comuns foram icterícia 54,17% (n=13), prurido 50% (n=12), fadiga 33,33% (n=8) e perda de peso 37,5% (n=9). A ascite foi relatada em 29% (n=7) dos casos. A descompensação da cirrose foi a principal indicação de TH em 55,56% (n=5). A moda do CHILD no TH foi B9 (n=5) e a média do MELD antes do TH foi 21 (Δ12 a 29). A média de sobrevida dos pacientes após TH foi 51,78 meses (Δ2 a 94). Os doadores apresentaram média de idade de 37,27 anos (Δ13 a 63), sendo as principais causas da morte o trauma cranioencefálico (TCE), 55,56% (n=5), e o acidente vascular cerebral (AVC), 33,33% (n=3).

Discussão e Conclusões

Evidencia-se a predominância do quadro de CBP clássica e a descompensação da cirrose como principal indicação de TH, proporcionando uma sobrevida pós-TH de aproximadamente 51 meses.

Palavras Chave

Transplante hepático, colangite biliar primária, cirrose hepática.

Área

FÍGADO – Registros/Resultados do Centro

Instituições

Departamento de Cirurgia, Serviço de Cirurgia Digestiva, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

LUIZ ALBERTO FREITAS JUNIOR, LOUYSE TEIXEIRA SOUZA FREITAS, ELODIE BOMFIM HYPPOLITO, GABRIEL GOMES ARAUJO CHOLLET, ALLISON DIEGO SILVA BEZERRA, BEATRIZ ARRAES MOURAO, MARLON LUCAS BAÇAL PIRES SANTOS, BRENDA CARVALHO RAMOS, HELOISA VIDAL ALVES PEREIRA, BARTOLOMEU ALVES FEITOSA NETO, CLEBIA AZEVEDO LIMA, GUSTAVO REGO COELHO, JOSE MILTON CASTRO LIMA, RODRIGO VIEIRA COSTA LIMA, ALESSANDRA MARIA MOLT'ALVERNE PIERRE, PRISCILLA LUNA SILVA, CAMILA BEZERRA BASTOS, FRANCISCO SERGIO RANGEL PAULA PESSOA, JOSE HUYGENS PARENTE GARCIA