Dados do Trabalho


Título

ANALISE COMPARATIVA DOS INDICADORES RELACIONADOS AO TRANSPLANTE HEPATICO NO SUL DO PAIS ANTES E DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVIRUS

Introdução

O Brasil possui um dos maiores programas públicos de transplantes (Tx) do mundo, porém a necessidade estimada e o número de Tx realizados apresentam grande divergência inclusive para os transplantes hepáticos. O objetivo dessa pesquisa é verificar se houve declínio no número de Tx hepáticos no período da pandemia de Coronavírus (2020-2021) comparado ao período pré-pandêmico(2018-2019) na região sul do país.

Material e Método

Estudo transversal, retrospectivo, com dados secundários coletados do Registro Brasileiro de Transplantes(RBT) para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e para todo o Brasil. Os percentuais e taxas por milhão de população(pmp) foram analisados por estatística descritiva(frequências absolutas e relativas) e por análise estatística ecológica transversal e longitudinal, abrangendo o número absoluto de Tx hepático em 2 momentos: 2018-2019(pré pandemia) e 2020-2021(durante a pandemia).

Resultados

Na região sul do Brasil, o número de Tx hepático antes da pandemia do Coronavirus (2018-2019) foi de 1.105(18,6 pmp), maior que no período 2020-2021(durante a pandemia) que apresentou 962 (15,9 pmp). Em nível nacional, os indicadores também revelaram queda de Tx realizados antes e durante a pandemia, com uma variação de 12,95%, e decréscimo maior na região sul do país. Apesar da queda relevante nos números absolutos e nas taxas pmp na região sul, quando aplicados os testes estatísticos, não houve diferença significativa.

Discussão e Conclusões

Os dados revelam um declínio de 14,5% nos indicadores de Tx hepático na região sul do Brasil no período da pandemia do Coronavírus. Mesmo sem diferença estatisticamente significativa entre os 2 períodos, a queda é preocupante, pois interfere na lista de espera pelo órgão e enfatiza a necessidade do fortalecimento de uma cultura doadora.

Palavras Chave

Transplante hepático
Pandemia do Corona vírus
Região sul
Indicadores

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

NATHÁLIA GIARETA SERENA, LISIA HOPPE, DANIELA BERTOL GRAEFF, CRISTIANE BARELLI, IZABELLE CAVANUS FONTANA