Dados do Trabalho


Título

INQUERITO BRASILEIRO SOBRE FALENCIA INTESTINAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – RESULTADOS PRELIMINARES DE PREVALENCIA

Introdução

Recentemente o tratamento da falência intestinal (FI) com nutrição parenteral domiciliar apresentou alta taxa de sobrevida no sul do Brasil1. O avanço no tratamento necessita do conhecimento da prevalência da FI e sua distribuição regional. Objetivo: conhecer a taxa de prevalência estimada de crianças e adolescentes com FI no Brasil.

Material e Método

Estudo transversal para identificar crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, através de questionário online, enviado para as UTIs pediátricas e neonatais com registro CNES no DATASUS. Para cálculo da amostra, considerou-se população de 1.173 hospitais. Amostragem foi estratificada aleatoriamente, cada estrato representa um estado da federação. Considerando margem de erro de 2,0% e IC 95%, a amostra foi de 770 hospitais, classificadas em porte pequeno, médio e grande, segundo número de leitos de UTIs pediátricas. Taxa de prevalência foi calculada para as macrorregiões do Brasil (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul), segundo dados do IBGE/2022.

Resultados

Foram encontradas 195 crianças portadoras de FI, mediana de idade de 4 anos (9m-14anos), 58% do sexo masculino. Distribuição regional encontrada foi 0 crianças na região Norte, n=11 Nordeste, n=5 Centro-Oeste, n=110 Sudeste e n=69 Sul. Prevalência geral encontrada foi 7.1 crianças/milhão de habitantes. Prevalência regional em número de pacientes/milhão foi 0 na região Norte, 2 Nordeste, 1.6 Centro-Oeste, 11.7 Sudeste e 13.1 Sul.

Discussão e Conclusões

Os dados de prevalência do estudo são comparáveis aos descritos na Holanda com 9.5 e Irlanda com 7.7crianças/milhão de habitantes. No Reino Unido, a prevalência aumentou ao longo do tempo (4.4 em 1993, 14.5 em 2012). Os dados obtidos poderão embasar novas estratégias para o tratamento de crianças com FI no Brasil.

Palavras Chave

falencia intestinal, Inquerito Brasileiro, prevalencia, criancas

Área

TECIDOS - Outros

Instituições

Hospital de Clinicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Sistema Nacional de Transplantes - Distrito Federal - Brasil

Autores

HELENA A S GOLDANI, BERENICE L SANTOS, BIANCA M C SANTAREM, DALTON GUIMARAES, CARLOS O KIELING, DANIELA F S PONTES