Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DA PRESENÇA DE DNA LIVRE DERIVADO DO DOADOR (DD-CFDNA) EM RECEPTORES DE TRANSPLANTE RENAL COM SUSPEITA DE REJEIÇAO AGUDA
Introdução
A creatinina sérica é o principal parâmetro de função monitorado após o transplante renal, no entanto esse parâmetro é um marcador pouco preciso e tardio no diagnóstico da rejeição aguda após o transplante de rim. O desenvolvimento de métodos diagnósticos que possam predizer a ocorrência de rejeição aguda pós-transplante renal de forma menos invasiva é uma necessidade médica bem explorada atualmente. O DNA livre de células derivadas de doadores (dd-cfDNA) é um biomarcador com grande potencial para permitir o monitoramento mais preciso da lesão do aloenxerto.
Material e Método
Estudo de centro único, amostras de sangue prospectivas foram coletadas antes da indicação de biópsia renal. A fração dd-cfDNA foi avaliada pelo teste Prospera. A classificação de Banff 1997-2019 da biópsia renal foi utilizada para definição dos grupos para comparação dos níveis de dd-cfDNA.
Resultados
O estudo incluiu 498 amostras de dd-cfDNA com biópsia renal. O tempo médio de transplante foi de 16 meses (intervalo de 3-52). Foi possível observar uma melhor correlação entre a biópsia e o dd-cfDNA no grupo dos pacientes que possuem rejeição mediada por anticorpos (Figura 01).
Discussão e Conclusões
As biópsias com rejeições mediadas por anticorpos parecem ter uma melhor correlação com o dd-cfDNA. É necessário mais análises para comparar as rejeições vasculares e as não vasculares, além das diferentes tipos de rejeição.
Palavras Chave
Transplante renal, rejeição aguda do enxerto, biomarcadores renais, dd-cfDNA
Área
RIM - Rejeição Aguda
Instituições
Hospital do Rim - Fundação Oswaldo Ramos - São Paulo - Brasil
Autores
MONICA NAKAMURA, VITORIA GOMES, YASMIM DREIGE, MARINA CRISTELLI, HENRIQUE MACHADO PROENÇA, JOSE MEDINA PESTANA, HELIO TEDESCO SILVA JUNIOR