Dados do Trabalho


Título

CENARIO DOS TRANSPLANTES DE CORNEA NO SUL DO BRASIL NO PERIODO ANTERIOR E DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVIRUS

Introdução

As listas de espera por um transplante de córnea(TC) na região sul do Brasil estavam se estabilizando com menor tempo de espera na pré-pandemia (2018-2019), mas em 2020-2021 voltaram a subir. O estudo visa verificar a influência da pandemia sobre os indicadores oficiais relacionados ao transplante de córnea(TC) nos estados da região sul do Brasil.

Material e Método

Estudo transversal, retrospectivo, com dados secundários do Registro Brasileiro de Transplantes(RBT) de 2 momentos: 2018-2019(pré pandemia) e 2020-2021(durante a pandemia). A análise comparativa foi realizada a partir das frequências absolutas e relativas e por estatística ecológica transversal e longitudinal, abrangendo os estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e o somatório do Brasil.

Resultados

Na pré -pandemia, o Brasil tinha uma taxa de 72 TC por milhão de população(pmp) e durante a pandemia caiu para 47 pmp, representando declínio de 34,7%. Em 2018-2019 foram realizados 4.128 TC na região sul (70,6 pmp) e, durante a pandemia, o número absoluto não passou de 2.617 (44,7 pmp). Os indicadores da pandemia estão 36,7% abaixo da taxa comparada aos anos pré pandêmicos, com uma queda de 1.511 transplantes de córnea, porém sem diferença estatística significativa.

Discussão e Conclusões

Desde 2019 outros estudos revelaram declínio importante na frequência absoluta de TC no Ceará¹ (62,4%) e no Distrito Federal² (45%), seguindo o padrão nacional. Nossos achados revelaram queda nos indicadores de TC durante a pandemia de Coronavírus no sul do país (36,69%), fato preocupante pois desde 2018 o transplante de córnea é o mais realizado no Brasil. A pesquisa sugere o acompanhamento longitudinal dos indicadores e, mesmo sem valores estatisticamente significativos, pode subsidiar intervenções que fortaleçam a cultura doadora junto à população.

Palavras Chave

Transplante de córnea
Pandemia do Corona vírus
Região sul
Indicadores

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

NATHÁLIA GIARETA SERENA, DANIELA BERTOL GRAEFF, LISIA HOPPE, CRISTIANE BARELLI