Dados do Trabalho


Título

POLINEUROPATIA DESMIELINIZANTE INFLAMATORIA AGUDA EM PACIENTE POS TRANSPLANTE HEPATICO

Introdução

As doenças inflamatórias desmielinizantes do sistema nervoso periférico são um grupo heterogêneo de doenças raras em que acontece uma degeneração axônica secundária a uma resposta imune aberrante, que inclui componentes celulares e humorais, desencadeada por uma infecção bacteriana ou viral. A Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Aguda é o subtipo mais comum da Síndrome de Guillain-Barré e a mais prevalente em nosso meio. Os sintomas são caracterizados por uma fraqueza apendicular de evolução rápida, além de perda sensorial leve e hiporreflexia.

Relato do Caso

O relato aborda o caso de um paciente portador de cirrose hepática de etiologia biliar que foi submetido a transplante hepático e, no vigésimo quinto dia de pós operatório, evoluiu com reativação do citomegalovírus e durante o tratamento desenvolveu quadro de perda de força generalizada em membros superiores e inferiores, além de hiporreflexia e parestesia. A eletroneuromiografia confirmou o diagnóstico de polineuropatia desmielinizante aguda. O objetivo é discutir acerca dos achados clínicos, laboratoriais e de imagem, apontando a repercussão da doença nos indivíduos imunossuprimidos e a eficácia da terapia.

Resultados

Os achados clínicos, laboratoriais e de imagem do caso relatado corroboram com as evidências descritas na literatura e confirmam boa resposta à terapia imunomoduladora.

Discussão e Conclusões

A terapia com imunomoduladores e imunossupressores deve ser instituída sempre que houver a suspeita da doença para evitar progressão e acometimento de músculos respiratórios.

Palavras Chave

Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Aguda; Transplante hepático; Imunossupressão.

Área

FÍGADO – Complicações

Instituições

Hospital Brasília DASA - Distrito Federal - Brasil

Autores

Isabelly dos Santos Moreira, Natália de Carvalho Trevizoli, Danielle Sacchi de Sousa Correia Bitencourt, Anna Paula Medanha da Silva Aureliano, Priscila Brizolla de Campos, Raquel Francine Bundchen Ullmann, Henrique Carvalho Rocha, Luiz Gustavo Guedes Diaz, Fernando Marcus Felippe Jorge, Gabriel Oliveira Nunes Cajá, Ana Virginia Ferreira Figueira, Andre Luis Conde Watanabe