Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM PACIENTES TRANSPLANTADOS ADULTOS JOVENS APOS A TRANSIÇAO DE CUIDADOS DA ADOLESCENCIA

Introdução

A doença cardiovascular (DCV) é uma das principais causas de morbimortalidade em doença renal crônica. Após a transição de cuidados de pacientes pediátricos à equipe de transplante de adultos, pouco se sabe sobre a evolução de adolescentes e adultos jovens no tocante a fatores de risco para a DCV. O presente estudo objetiva analisar fatores de risco como obesidade, hipertensão arterial sistêmica (HAS) e hipertrofia ventricular esquerda (HVE) em pacientes transplantados adultos jovens que foram transplantados antes dos 18 anos em serviço de referência.

Material e Método

Foi conduzido estudo transversal em pacientes com idade >18 anos que foram transplantados no mesmo serviço, com análise de idade à avaliação, tempo de transplante, sobrepeso/obesidade, HVE e uso de anti-hipertensivos na última avaliação clínica.

Resultados

Do total de 29 pacientes transferidos para a equipe de transplante de adultos, 2 perderam o enxerto (6,8%) e 2 pacientes evoluíram a óbito (ambos por etiologia infecciosa) (6,8%). Dos 25 pacientes analisados, 13 eram do sexo masculino (52%), 8 uropatas/CAKUT (32,0%), 6 glomerulopatas (24,0%) e 11 de outras etiologias (44,0%). A idade à última avaliação foi de 20,7±1,7 anos e o tempo pós-transplante de 6,0±1,5 anos. Dos fatores de risco analisados, 12 são hipertensos (48%) e fazem uso de AH. Dentre estes, a mediana de antihipertensivos em uso é de 1 (1-3). Três pacientes (12%) possuem HVE, nenhum deles obeso.

Discussão e Conclusões

A transição de cuidados à equipe de transplante de adultos é um continuum e a evolução destes pacientes é muitas vezes desconhecida pelo Nefropediatra. A doença cardiovascular é a principal causa de morbimortalidade destes pacientes, juntamente com as infecções. Na população avaliada, 48% são hipertensos (achados provavelmente subestimados) e 12% possuem HVE.

Palavras Chave

doença cardiovascular, adultos jovens, transplante de rim, hipertensão arterial

Área

RIM - Complicações

Instituições

SANTA CASA DE BELO HORIZONTE - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARCELO DE SOUSA TAVARES, CAROLINA MOURA LEITE, KARINA ZOCRATO, JOAO VITOR CORTEZ, RAQUEL DIAS DUARTE CASTRO, MARIA FERNANDA BARBOSA SILVA, BRUNO ANICIO DE ASSIS CARDOSO, INES ARAGOSO FERNANDES, MARIANA GUIMARAES PENIDO DE PAULA, MARIA GORETTI MOREIRA GUIMARAES PENIDO