Dados do Trabalho


Título

DESFECHO CLINICO DO TRANSPLANTE PULMONAR NA PRESENÇA DE ANTICORPOS ESPECIFICOS CONTRA DOADOR

Introdução

O transplante pulmonar é a via final de tratamento para doenças respiratórias terminais. Atualmente no brasil são 163 pacientes ativos em lista de espera, sendo organizados conforme tipagem sanguínea ABO e subsequente tamanho Doador x Receptor e compatibilidade HLA.
Diversos dados da literatura mundial demonstram que pacientes alossensibilizados apresentam uma menor probabilidade de receber um órgão. A consideração de estratégias de dessensibilização pode ajudar a mitigar esse tempo e suas consequências.

Relato do Caso

Caso 1 - Paciente 31 anos, submetida ao transplante pulmonar bilateral por Insuficiência Respiratória secundária ao COVID-19, com prova cruzada citotóxica positiva. Permanece com boa evolução clínica e funcional até o presente momento.

Caso 2 - Paciente 35 anos, submetida ao transplante pulmonar bilateral por Insuficiência Respiratória secundária ao COVID-19, com prova cruzada virtual positiva. Óbito em decorrência a complicações relacionadas ao transplante.

Resultados

Este foi um estudo de coorte retrospectivo de centro único realizado no Hospital Iraelita Albert Einstein (HIAE) - São Paulo - SP, no período de setembro de 2009 a março de 2023. Tendo como critério de inclusão único a positividade a prova cruzada prospectiva de citotoxicidade dependente de complemento (Cross-match) do receptor para com o doador.

Discussão e Conclusões

Esta série de casos demonstra que receptores de transplante de pulmão com anticorpo específico contra o doador, com a aplicação deste protocolo, podem esperar sobrevivência e função de alonxertos equivalentes a receptores não sensibilizados.

Palavras Chave

Transplante Pulmonar;

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

CARLOS EDUARDO FREITAS BELON, Evelyn Sue Nakahira, Guilherme Carvalho, Oswaldo Gomes Jr, Marcos Naoyuki Samano, Rafael Medeiros Carraro, Priscila Cilene León Camargo, Ricardo Henrique de Oliveira Braga Teixeira, José Eduardo Afonso Junior