Dados do Trabalho
Título
TERAO OS RECETORES PREEMPTIVE MAIOR INCIDENCIA DE FALENCIA DO ENXERTO RENAL EM RELAÇAO AOS RECETORES NAO PREEMPTIVE ?
Introdução
A transplantação renal preemptive (TRP) de dador vivo é considerada a melhor terapêutica de substituição renal, com melhores resultados clínicos e custo-efetividade. A principal vantagem é evitar ou atrasar as comorbilidades relacionadas com a diálise. O objetivo deste estudo foi averiguar se os recetores preemptive (RP) apresentavam maior falência do enxerto renal comparativamente aos recetores não preemptive (RNP).
Material e Método
Estudo observacional longitudinal, realizado entre 1 janeiro de 1996 e 1 junho de 2023, amostra de 77 recetores de dador vivo seguidos em unidade de transplantação renal: 17 RP e 60 RNP.
Resultados
Verificou-se que os doentes RP tinham sido submetidos mais frequentemente a transplante prévio em comparação com os RNP (23,5% Vs 5,2%; p-value 0,022), verificando-se, ainda, uma maior tendência a receber órgãos de dadores mais envelhecidos (52,7±7,5 anos Vs 48,3±11,1 anos; p value 0,15). A duração média de enxerto funcionante nos RP foi de 11,4 anos [7,5; 13,0] e nos RNP de 7,8 anos [4,9; 12,9], p-value 0,26. Não se verificou diferença significativa entre os dois grupos quanto à falência de enxerto, sendo a taxa de filtração glomerular estimada atual semelhante entre grupos (RP 56,6±20,9 vs RNP 56,0±16,9; p-value 0.91) com uma creatinina média de 1,5±0,5 em ambos os grupos. Verificou-se apenas um caso de falência de enxerto por abandono da imunossupressão num doente RP. Relativamente aos casos de rejeição, não se constatou diferença significativa entre os dois grupos, tendo sido diagnosticadas no total 18 rejeições, das quais 46,2% em RP e 36,4% em RNP, p-value 0,54. A falência de enxerto por rejeição ocorreu em 5 doentes, sendo que 2 eram RP e 3 RNP.
Discussão e Conclusões
Nesta população de dadores vivo, a TRP apresentou risco de falência de enxerto renal similar à TR após início de diálise.
Palavras Chave
Transplantação renal preemptive; dador vivo; receptores preemptive; receptores não preemptive (RNP).
Área
RIM - Registros/Resultados do Centro
Instituições
Hospital Curry Cabral - - Portugal
Autores
MARIA HELENA VIDAL, ANA DANIELA PIEDADE, PILAR SIMÕES, MIGUEl BIGOTTE VIEIRA, INES AIRES, JOÃO SOUSA, ANÍBAL FERREIRA, CRISTINA JORGE