Dados do Trabalho
Título
FISTULA ARTERIOVENOSA POS BIOPSIA DE RIM NATIVO DIAGNOSTICADA POR INVESTIGAÇAO DE SOPRO ABDOMINAL APOS O TRANSPLANTE RENAL – RELATO DE CASO.
Introdução
O acompanhamento após o transplante renal (TxR) envolve a monitorização da função do enxerto e manuseio de complicações crônicas por exames laboratoriais e exame físico. A fístula arterio-venosa (FAV) pós biopsia renal percutânea por agulha é rara, e diagnosticada incidentalmente por exames de imagem. Descrevemos caso de FAV gigante pós biopsia em rim nativo, diagnosticada na investigação de achado de exame físico após TxR.
Relato do Caso
Homem de 39 anos, submetido a TxR com doador vivo haplo-idêntico há 15 anos e 5 meses, creatinina 1,5mg/dl. Em consulta de rotina e sem queixas, foi auscultado sopro abdominal em flanco esquerdo.
Resultados
Solicitada ultrassonografia de abdome que mostrou massa de vascular de grandes dimensões, em flanco esquerdo, associada a importante ectasia de veia cava inferior e moderada de veias hepáticas, sugestiva de FAV. A angiotomografia de abdome revelou volumosa mal-formação arteriovenosa na loja renal esquerda, com múltiplas estruturas vasculares ectasiadas enoveladas, com trombos murais e calcificação, confirmando a suspeita de FAV oriunda do rim nativo esquerdo, que havia sido biopsiado pré-TxR. Devido as dimensões e complexidade, foi realizada embolização de artéria renal esquerda com plug de Amplatzer, com sucesso. Evoluiu com elevação da creatinina (1,9mg/dl) e febre diária, 7 dias após o procedimento. Culturas foram negativas, e houve persistência da febre após tratamento ambulatorial, foi novamente internado. Nova tomografia mostrou edema ao redor da massa embolizada e foi optado por antiobioticoterapia ampla por 14 dia, com boa evolução. Atualmente, 4 meses após o procedimento, o sopro não é mais audível, creatinina 1,47mg/dl.
Discussão e Conclusões
Este caso ilustra a importância do exame físico no seguimento após o TxR para guiar o melhor abordagem e prevenção de complicações.
Palavras Chave
Transplante renal; Fístula arteriovenosa; Biópsia; Complicações pós-operatórias
Área
RIM - Complicações
Instituições
Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Autores
Lauro Vinícius Machado Silva, Thomaz Antunes Martins, Moisés Carminatti, Paulo Giovanni Albuquerque Suassuna, Guilherme Bicalho, Salim Anderson Khouri Ferreira, Helady Sanders-Pinheiro