Dados do Trabalho
Título
PLATAFORMA CONECTE SUS - BENEFICIOS E OPORTUNIDADES PARA OS PACIENTES PRE E POS-TRANSPLANTADOS
Introdução
O Brasil é referência mundial no processo de doação e transplantes de órgãos, tecidos e células, ocupando o 2º lugar em números absolutos de transplantes realizados, sendo todos os procedimentos, desde a consulta ambulatorial até a disponibilização de medicamentos pós-transplantes, realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste sentindo, a disponibilização de tecnologias de informação e comunicação que incentive o engajamento de pacientes na adoção de hábitos saudáveis, oriente sobre o tratamento e apoie o gerenciamento de sua saúde é uma necessidade que se alinha às prioridades da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil.
Relato do Caso
Visando aprimorar, ainda mais, o acesso aos dados e procedimentos dos transplantados, o Ministério da Saúde disponibilizou na plataforma de disseminação do Conecte SUS, o aplicativo com funcionalidades sobre o processo de doação e transplantes de órgãos e tecidos.
Resultados
Diante disso, o Conecte SUS passou a disponibilizar aos pacientes pré e pós-transplantes, a posição ativa na lista de espera, o acompanhamento de status e a geolocalização dos estabelecimentos autorizados a realizar transplantes. Além disto, o Conecte SUS apresenta informações sobre orientações e conteúdo relacionados ao processo de doação e transplantes.
Está previsto também, a realização de pesquisas com pacientes para aprimoramento do aplicativo visando a disponibilização de recursos alinhados às necessidades diárias desse público e a expansão da aplicação para o Conecte SUS Profissional.
Discussão e Conclusões
Convergente com práticas realizadas em outros países, o aplicativo de Transplantes, disponível numa plataforma com alcance nacional, é um instrumento que promove a educação em saúde da população, empodera o paciente frente ao seu tratamento e apoia a continuidade do cuidado.
Palavras Chave
Transplantes de órgãos; Saúde Digital; Sistemas de Informação em Saúde
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação
Instituições
Ministério da Saúde - Distrito Federal - Brasil
Autores
JOSELIO EMAR DE ARAUJO QUEIROZ, ELIVAN SILVA SOUZA , LARA LIZ FREIRE, ROBSON WILLIAN MELO MATOS, KELLY NEVES PINHEIRO BRITO, TACIANA RIBEIRO SILVA, DANIELA FERREIRA SALOMAO PONTES, PAULA XAVIER SANTOS, Carolina Fátima Couto