Dados do Trabalho


Título

PAPEL DA OCLUSAO DA ARTERIA ESPLENICA NA MODULAÇAO DO HIPERFLUXO PORTAL NO TRANSPLANTE HEPATICO

Introdução

O hiperfluxo portal em enxertos hepáticos parciais pode desencadear:Small For Size Syndrome(SFSS) e hipoperfusão arterial do enxerto-Splenic Arterial Steal Syndrome(SASS),por alteração na autorregulação vascular.Objetivo:descrever a evolução dos pacientes submetidos à embolização da artéria esplênica (EAE) para modulação do hiperfluxo e tratamento da SFSS e SASS.

Material e Método

Estudo retrospectivo de série de pacientes submetidos a EAE no pós-TX hepático.Descrição das características dos receptores e enxertos,sendo variáveis determinantes na indicação da EAE:hiperbilirrubinemia,ascite e coagulopatia na SFSS e alteração no doppler hepático arterial na SASS.Análise da eficácia e segurança relacionada a EAE.

Resultados

De jan/06 a jan/22 foram realizados 1308 TX hepáticos,sendo 1110 (84,9%)intervivos.Destes,10 (0,8%) desenvolveram SFSS e SASS. SFSS ocorreu em 4 e SASS em 6.Nos pacientes com SFSS a mediana de idade foi 16,5a e a média do GWRW 1,6%(1,3–1,8%). Nos pacientes com SASS a mediana de idade foi 15a e o GWRW foi 1,6%(1,2–2,6%).A indicação da EAE se deu em média com 9d(3–14d) no grupo SFSS e 4,8d(1–9d) no grupo SASS.No grupo SFSS todos apresentaram reversão da síndrome e 1 evoluiu com estenose da via biliar. No grupo SASS houve normalização do fluxo arterial ao doppler em todos os pacientes e 2 evoluíram com fístula biliar.1 paciente em cada grupo apresentou isquemia e abscesso esplênico por EAE,necessitando de esplenectomia.Não houve mortalidade hospitalar.

Discussão e Conclusões

Destaca-se a ocorrência de síndrome relacionada ao hiperfluxo em pacientes jovens mesmo com GWRW acima de 1%.A suspeição e o tratamento precoce são determinantes na evolução,sendo a EAE eficaz na modulação do hiperfluxo.Há um risco maior de complicação biliar nestes pacientes.A EAE proximal previne complicações da isquemia esplênica.

Palavras Chave

Hiperfluxo Portal, Small For Size Syndrome, Splenic Arterial Steal Syndrome

Área

FÍGADO – Complicações

Instituições

Hospital Sírio-Libanês - São Paulo - Brasil

Autores

DÉBORA PUZZI FERNANDES, MARCEL ALBEIRO RUIZ BENAVIDES, JOÃO SEDA NETO, ANDRE ASSIS, ALINE CRISTINE BARBOSA SANTOS CAVALCANTE, CAIO MÁRCIO VIEIRA OLIVEIRA, CAROLINA MAGALHÃES COSTA, NATHÁLIA PORTO RANGEL TRAVASSOS, RODRIGO VICENZI, KARINA MOREIRA OLIVEIRA RODA VICENZI, RENATA PEREIRA SUSTOVICH PUGLIESE, MARIO KONDO, EDUARDO ANTUNES FONSECA