Dados do Trabalho
Título
IMPLANTAÇAO DO BANCO DE MULTITECIDOS HUMANOS NO HC UNICAMP
Introdução
Bancos de Multitecidos Humanos (BMTH) são importantes instituições de saúde especializadas na captação, processamento e distribuição de tecidos humanos para transplantes e pesquisas, visando seguridade e qualidade no fornecimento de seus produtos, destinados para cirurgias reconstrutivas e reparação de lesões, além de contribuir no avanço de pesquisas desenvolvidas na área de medicina regenerativa. Com o avanço da medicina consolidou-se a lei de doação de órgãos e tecidos nº 9.434/1997, retificada pela RDC 707/2022, destinada à implantação e manutenção dos BMTH. Portanto, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de implantação e certificação de um BMTH no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC Unicamp).
Material e Método
Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde procurou-se identificar aspectos históricos das ações do BMTH, nestes cinco anos de implantação e atuação do serviço.
Resultados
O HC Unicamp inaugurou em 2018 o Banco de Tecidos e Terapia Celular em uma área construída de 260m2. Hoje (2023) através do modelo de gestão e tecnologias associadas houve a junção dos dois Bancos de Tecidos (Banco de Tecidos Musculoesquelético e Banco de Olhos) da instituição, inaugurando-se o BMTH do HC Unicamp.
Discussão e Conclusões
Com a estruturação e aplicação do modelo de gestão, a licença de funcionamento foi efetuada em 14 de junho de 2022 após as autoridades regulatórias evidenciarem as melhorias dos processos de trabalho. Atualmente, o BMTH aguarda a visita do Sistema Nacional de Transplantes para obter o credenciamento do setor, o que permitirá a distribuição autorizada dos tecidos para transplantes.
Palavras Chave
Banco de Tecidos; Habilitação Sanitária; Gestão de Segurança
Área
TECIDOS - Outros
Instituições
HC UNICAMP - São Paulo - Brasil
Autores
LUIZ HENRIQUE DE FREITAS FILHO, NILCILENE PINHEIRO SILVA, CRISTINA DE CARVALHO SILVA NEVES, EVELYN MACHADO CARDOSO, CARLOS ALEXANDRE CURYLOFO CORSI, GUSTAVO CONSTANTINO DE CAMPOS