Dados do Trabalho


Título

EFICACIA DE PROTOCOLO DE DESCOLONIZAÇAO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS EM INDIVIDUOS COM INFECÇAO DE REPETIÇAO EM CATETER VENOSO CENTRAL PARA HEMODIALISE

Introdução

Indivíduos com doença renal crônica (DRC) que realizam hemodiálise estão suscetíveis a infecções associadas aos dispositivos intravasculares devido múltiplas manipulações para conexão ao sistema extracorpóreo. Estas podem ter origem no sítio de inserção, atingir a corrente sanguínea e são importantes causas de internações e óbito. Medidas de vigilância e prevenção são essenciais para reduzir eventos graves. O presente estudo descreve a eficácia de um protocolo de descolonização de Staphylococcus aureus (S. aureus) em usuários de unidades de hemodiálise de um centro de referência em transplante.

Material e Método

Estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo realizado com 08 indivíduos com DRC em hemodiálise que apresentaram infecções de repetição de cateter venoso central (CVC) entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022. Em março de 2023 foram submetidos a coleta de swab nasal para detectar a presença de S. aureus e avaliação de elegibilidade para realização de banho de clorexidina a 4% e uso de mupirocina pomada via intranasal durante 07 dias, conforme protocolo de descolonização.

Resultados

Os 8 incluídos eram do sexo masculino, tinham entre 26 e 87 anos e tempo médio de 35 meses de hemodiálise. Foram identificados 03 casos de colonização por S. aureus e para os positivos foram realizaram as ações previstas no protocolo. Após 3 dias, houve novas coletas de swab nasal, tendo todas resultado negativo. Não houveram novas infecções de CVC até junho de 2023.

Discussão e Conclusões

As ações do protocolo de descolonização de S. aureus mostraram-se eficazes nesta população. A vigilância de casos de infecção associada a dispositivos para hemodiálise, bem como a aplicação do protocolo de descolonização podem ser considerados para a redução do risco de agravos infecciosos em pacientes com DRC que realizam hemodiálise.

Palavras Chave

Descolonização; Infecção; Staphylococcus aureus.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Fundação Oswaldo Ramos - Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

CRISTINA FEITOSA DA SILVA, CAMILA BARBOSA SILVA BARROS, STHEPHANNY GONSALVES FABRETE DE LIMA, FRANCISCO RAFAEL DE OLIVEIRA, JOSE OSMAR MEDINA PESTANA