Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DOS DESFECHOS DO PACIENTES SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE PULMONAR POR HIPERTENSAO PULMONAR IDIOPATICA CONFORME SUPORTE EXTRACORPOREO UTILIZADO
Introdução
Hipertensão arterial pulmonar idiopática (PPH) é a condição associada à maior mortalidade precoce após TxP. O objetivo deste trabalho, foi avaliar os fatores associados à mortalidade no peri-operatório.
Material e Método
Estudo unicêntrico e retrospectivo, com base em banco de dados institucional de pacientes submetidos ao TxP por PPH de 2006 a 2022. Análise descritiva e testes não paramétricos foram usados para avaliar os fatores de risco (IC 95%). As probabilidades cumulativas de sobrevida após o TxP conforme suporte de vida extra-corpóreo (ECLS) no peri-operatório foram estimadas usando curvas de Kaplan-Meier, e as diferenças na sobrevida com o teste log-rank (considerado p < 0,05).
Resultados
Quinze pacientes foram submetidos ao TxP por PPH, apenas 1 masculino. A média de idade foi de 28 ± 12,4 anos e de PSAP de 99,9 ± 30,9 mmHg. A maioria dos pacientes apresentavam disfunção importante do VD no pré-operatório. Todos foram submetidos ao TxP em ECLS no intra-operatório (CEC 33,3%; ECMO VA Central 53,3%; ECMO VA Periférico 13,3%). No pós-operatório imediato (POi), 5 (33,3%) pacientes foram mantidos sem ECLS, 4 (26,6%) em ECMO VA Central, 3 (20%) em ECMO VA periférico e 3 (20%) ECMO VV periférico. A taxa de mortalidade na internação foi de 73,3%. A mediana de sobrevida global foi de 37 dias (5-138).
O tipo de ECLS na cirurgia e no POi impactou na curva de sobrevida, favorecendo o uso da ECMO no intra-operatório a despeito da CEC (p <0,001) e a manutenção da ECMO central no POi em comparação a ausência de suporte, ECMO VV e ECMO VA periférico (p 0,027).
Discussão e Conclusões
O uso de ECMO VA como forma de ECLS no TxP por PPH tem impacto positivo no peri-operatório. Evita crise de HP no intra-operatório, auxilia na restituição da função cardíaca e na equalização da PSAP no POi resultando em melhores desfechos.
Palavras Chave
Hipertensão pulmonar idiopática, transplante pulmonar, suporte de vida extra-corpóreo.
Área
CORAÇÃO/PULMÃO
Instituições
Instituto do Coração (InCOR-HCFMUSP) - São Paulo - Brasil
Autores
ANA CAROLINA DE AVILA, SAMUEL LUCAS DOS SANTOS, FLAVIO POLA DOS REIS, JOAO PEDRO CARNEIRO LEAO, SILVIA VIDAL CAMPOS, PRISCILA CILENE LEÓN BUENO DE CAMARGO, RICARDO HENRIQUE DE OLIVEIRA BRAGA TEIXEIRA, ANDRE NATHAN COSTA, LUIS GUSTAVO ABDALLA, LUCAS MATOS FERNADES, PAULO MANUEL PÊGO-FERNANDES