Dados do Trabalho
Título
PERCEPÇAO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE O PROTOCOLO DE MORTE ENCEFALICA
Introdução
A Morte Encefálica (ME) é definida como a parada total e irreversível das funções encefálicas, podendo ser efetivada a coleta de órgãos e tecidos. O COFEN estabelece normas referentes à atuação da Equipe de Enfermagem (EE) no processo de doação, captação e transplante, visando a efetiva segurança do paciente. Há a necessidade de compreender o conhecimento da EE sobre o protocolo de ME, pois sua atuação impacta diretamente no processo.
Material e Método
Trata-se de estudo quantitativo com recorte transversal. Foi aplicado à EE de um hospital traumatológico de referência no Nordeste um questionário virtual sobre doação de órgãos e tecidos e a compreensão do protocolo de ME. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) sob parecer 5778036.
Resultados
Foram 78 entrevistados, sendo 36,6% Enfermeiros e 43,5% Técnicos de Enfermagem. 77% dos profissionais afirmaram que se sentem aptos a assistir um paciente em ME, e 84% dos entrevistados já assistiram ou participaram da abertura de um protocolo de ME. Sobre o diagnóstico de ME, cerca de 40% responderam erroneamente. Quanto à manutenção do PD, 40% não indicaram a reanimação cardiopulmonar em caso de parada. Já sobre doação não efetivada, 60% da equipe acertou a conduta a ser adotada. Por fim, quanto ao horário do óbito, 82% acertaram.
Discussão e Conclusões
Conclui-se que, apesar da maior parte dos profissionais se sentirem aptos ou já terem assistindo um paciente com diagnóstico de ME, pouco mais da metade concorda em ser doador ou sequer discutiu essa questão com a família. Ademais, em relação à conduta tomada após esse diagnóstico, é bastante relevante a taxa de erro, principalmente em relação à manutenção do PD e diante da morte de pacientes não doadores.
Palavras Chave
Morte encefálica; Doação de órgãos; Enfermagem
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Centro Universitário Christus - Ceará - Brasil, Escola de Saúde Pública do Ceará - Ceará - Brasil, Instituto Dr. José Frota - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
RAQUEL LIMA SAMPAIO, MATEUS MENDES SANTOS FREIRE, ELIANA RÉGIA BARBOSA DE ALMEIDA, CLERIANE ADERALDO REIS, SAMIRA ROCHA MAGALHÃES DE ALENCAR, ALINE DA CONCEIÇÃO GONÇALVES, MARIA NÚBIA MENDES DE OLIVEIRA, EVELINE CHAVES FRANKLIN, SHIRLEY MARIA DOS SANTOS, REGIANE SOUSA DA COSTA, WELLINGTON LUCAS BEZERRA CORREIA, ANTONIA RACHEL SILVEIRA SANTOS, MARIA VANESSA TOMÉ BANDEIRA DE SOUSA, AMANDA EMÍLIA NUNES QUEZADO PRAXEDES, ALINE NABUCO MOREL, ANTONIA DE BRITO LOPES CAVALCANTE, FRANCYLEIDMARY BATISTA SOBRINHO, IORANA CANDIDO DA SILVA, KATIA MARIA RODRIGUES DE LIMA, ANA CLEIDE LIMA DA SILVA, NATALIA DE LIMA VESCO, ALINE ALVES BRAGA SOLON