Dados do Trabalho


Título

TROMBOSE DE VEIA DE ENXERTO RENAL: REVISAO BIBLIOGRAFICA E ATUALIZAÇOES

Introdução

De acordo com dados do Registro Brasileiro de Transplante, a taxa de perda do enxerto após o transplante renal no Brasil é de aproximadamente 5,5% nos primeiros seis meses após a cirurgia. Dentre as principais complicações cirúrgicas tem-se a trombose venosa da veia do enxerto que é uma complicação grave com risco de vida ao receptor do transplante. Revisaremos neste trabalho as causas, manifestações clínicas e os tratamentos disponíveis para esta condição.

Relato do Caso

Paciente masculino, 42 anos de idade portador de doença renal crônica por nefroesclerose hipertensiva dependente de hemodiálise. Foi submetido em 2023 a um transplante renal por doador falecido. O procedimento ocorreu sem intercorrências, com implante em fossa ilíaca direita, com anastomose bem sucedida em vasos ilíacos externos, reperfusão homogênea do órgão e presença de diurese no ato. O tempo total de isquemia fria foi de 15h20min. Na primeira semana de pós operatório paciente evoluiu com oligúria, dor abdominal, saída ativa de conteúdo serohemático pela ferida e dreno, além de queda dos índices hematimétricos.

Resultados

Em tomografia contrastada fora visualizado extenso hematoma circundando o enxerto renal. Por instabilidade hemodinâmica, paciente necessitou ser reabordado por laparotomia exploradora. Em cavidade observou-se volumoso hematoma em loja peri-renal com rotura de parênquima do enxerto. A anastomose de veia renal estava pérvia, porém com presença de trombo em plastia de cava. Seguiu-se com a transplenectomia. O enxerto fora enviado para análise histopatológica, que excluiu rejeição aguda ou hiperaguda.

Discussão e Conclusões

O diagnóstico precoce, como por ultrassonografia com Doppler de abdome para avaliar o fluxo sanguíneo na veia renal corroboraria para um tratamento menos invasivo e no impacto da perda do enxerto.

Palavras Chave

transplante renal; complicação de transplantes; trombose de veia renal; urologia.

Área

RIM - Complicações

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Alysson Selton Santiago, Thiago Felix Froede, Luiz Carlos Duarte De Miranda