Dados do Trabalho


Título

COMPARATIVO DA TAXA DE AUTORIZAÇAO FAMILIAR ENTRE DOADORES DE CORAÇAO PARADO E DE MORTE ENCEFALICA

Introdução

Dentre as atribuições da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), está a criação de rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos por Morte Encefálica (ME) ou por Parada Cardiorrespiratória (PCR) a possibilidade da doação de órgãos e tecidos para transplante. A autorização familiar é soberana para a efetivação da doação no Brasil.

Material e Método

Trata-se de um estudo qualiquantitativo, por meio da análise dos relatórios mensais produzidos em 2022 pela CIHDOTT de um hospital terciário de referência no atendimento traumatológico no Norte-Nordeste, para comparar as taxas de autorização familiar entre doadores com diagnóstico de ME e PCR.

Resultados

Foram notificados 878 óbitos por PCR, sendo 198 aptos para entrevista. Destes, 141 (71%) tiveram consentimento familiar para doação. Quanto aos óbitos por ME, foram notificados 198, realizadas 161 entrevistas e 120 (75%) autorizações. Dentre as causas de negativa familiar dos óbitos por PCR, destacam-se: desejo do corpo íntegro do falecido (22 - 39%) e indecisão familiar (17 - 30%). Em relação à ME, as causas mais frequentes de negativa familiar encontradas foram: desejo do corpo íntegro (12 - 29%) e opinião em vida do falecido ser contrária à doação (9 - 22%), seguido de indecisão familiar (8 - 19%). Houve uma diferença de 4% entre a autorização familiar dos doadores em ME e dos doadores em PCR, contradizendo o fato de que as dúvidas em relação ao diagnóstico de ME é uma dificuldade para o consentimento familiar à doação.

Discussão e Conclusões

Este estudo nos proporcionou subsídios para elaborar estratégias que possam aumentar o número de doações efetivas na instituição.

Palavras Chave

Doação de órgãos; morte encefálica; família

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Centro Universitário Christus - Ceará - Brasil, Escola de Saúde Pública do Ceará - Ceará - Brasil, Instituto Dr. José Frota - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

RAQUEL LIMA SAMPAIO, MATEUS MENDES SANTOS FREIRE, ELIANA RÉGIA BARBOSA DE ALMEIDA, CLERIANE ADERALDO REIS, SAMIRA ROCHA MAGALHÃES DE ALENCAR, ALINE DA CONCEIÇÃO GONÇALVES, MARIA NÚBIA MENDES DE OLIVEIRA, EVELINE CHAVES FRANKLIN, SHIRLEY MARIA DOS SANTOS, REGIANE SOUSA DA COSTA, WELLINGTON LUCAS BEZERRA CORREIA, ANTONIA RACHEL SILVEIRA SANTOS, MARIA VANESSA TOMÉ BANDEIRA DE SOUSA, AMANDA EMÍLIA NUNES QUEZADO PRAXEDES, ALINE NABUCO MOREL, ANTONIA DE BRITO LOPES CAVALCANTE, FRANCYLEIDMARY BATISTA SOBRINHO, IORANA CANDIDO DA SILVA, KATIA MARIA RODRIGUES DE LIMA, ANA CLEIDE LIMA DA SILVA, NATALIA DE LIMA VESCO, ALINE ALVES BRAGA SOLON