Dados do Trabalho


Título

IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID -19 NA ATIVIDADE DE DOAÇAO E TRANSPLANTES NO BRASIL - UM ESTUDO ECOLOGICO ANALITICO

Introdução

O processo de doação e transplante é de grande importância para nossa sociedade, por viabilizar o retorno do paciente às atividades pessoais e laboral e pelo aumento da sobrevida daqueles com doenças que comprometem o funcionamento de algum órgão específico.
No final de 2019, o mundo assistiu ao surgimento de uma nova doença ocasionada pelo Coronavírus 2 (SARS-CoV-2). Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a COVID-19 na condição de pandemia. No Brasil, o primeiro caso da doença foi confirmado em fevereiro e o primeiro óbito em março de 2020. Nesse contexto, as atividades de doação e transplantes de órgãos foram amplamente afetadas.

Material e Método

Trata-se de um estudo de base populacional, ecológico, transversal e analítico. Empregou-se a regressão linear simples para analisar os dados da lista de espera, de doação e transplantes de órgãos e dados sobre a pandemia da COVID -19, considerando os casos e os óbitos.

Resultados

Houve redução do número de potenciais doadores no ano de 2020 e tendência de recuperação, aos parâmetros de antes da pandemia, em 2021. O número de doadores efetivos, no Brasil, apresentou redução de 12% entre os anos de 2019 e 2020, sem recuperação no ano de 2021. Em relação ao número de transplantes de órgãos realizados, a redução foi acentuada na maioria das UF, com exceção do Distrito Federal, que manteve os números estáveis.

Discussão e Conclusões

A pandemia de COVID-19 apresentou grande impacto na rede de saúde do Brasil. As consequências da COVID-19 no processo de doação e transplantes não se devem apenas aos casos e as mortes infecciosas, mas também ao impacto da pandemia em etapas dos processos incluindo interrupções ou redução na capacidade de logística, deslocamento das profissionais para atender a pandemia e a insustentabilidade administrativa de centros.

Palavras Chave

Doação de órgãos, Transplantes de órgãos, COVID-19

Área

INFECÇÃO - SARSCoV2.

Instituições

MINISTERIO DA SAUDE - Distrito Federal - Brasil, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Distrito Federal - Brasil

Autores

JOSELIO EMAR ARAUJO QUEIROZ, ELIVAN SILVA SOUZA, RODRIGO FONSECA LIMA, JOSE OSMAR MEDINA ABREU PESTANA, IVAN RICARDO ZIMMERMANN, RISMARIA MENDES RODRIGUES CASTRO, RAFAEL SANTOS SANTANA