Dados do Trabalho


Título

ANALISE DAS LISTAS DE ESPERA PARA TRANSPLANTE RENAL NA REGIAO SUL DO BRASIL ENTRE 2019 A 2022

Introdução

O transplante (Tx) renal é indicado para aqueles com diagnóstico de insuficiência renal terminal. O rim, apesar de ser o órgão sólido com a maior taxa de Tx realizados anualmente, também possui a maior quantidade de receptores na lista de espera na atualidade.

Material e Método

Estudo retrospectivo, descritivo e com abordagem quantitativa dos dados disponibilizados online pelas Centrais de Transplantes (CET) dos estados do Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), entre os anos de 2019 a 2022. A amostra foi composta pelo número de pacientes que aguardavam em lista para transplante renal adulto, no período em análise. Foi utilizado o programa Excel para análise e comparação de dados.

Resultados

Os estados em análise apresentaram aumento na lista de espera no período em questão. Na região sul, o aumento foi de 22,08% de pacientes que aguardavam pelo transplante renal, enquanto e o estado com a maior taxa foi SC (34,57%), seguido de RS (34,51%) e PR (8,37%). O maior aumento anual (41,92%) ocorreu em SC de 2021 para 2022. Analisando de acordo com a população de cada estado, SC teve o maior aumento médio por milhão de população (pmp) no período em análise, destacando-se por ter, em 2022, uma taxa de 44% pmp maior que em 2019. Além disso, o RS aumentou 34,5% pmp em relação ao ano de 2019, e por fim, o PR se manteve com estabilidade, com uma taxa de aumento de 8,3% pmp em 2022.

Discussão e Conclusões

As listas de espera mostram a real situação dos receptores esperando para um transplante renal no país e, apesar dessa pesquisa não analisar as taxas de doações efetivas ou de transplante realizadas, percebe-se uma tendência a um aumento nas listas de espera, necessitando de estratégias de saúde pública que visem melhorar esse cenário.

Palavras Chave

Lista de Espera, Transplante de Órgãos, Doação de Órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Universidade Federal de Ciências da Saúde - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

GUSTAVO BRUNELLI VALLIM, ALINE CLÁUDIO DE OLIVEIRA, GABRIEL DE VARGAS BOENO, LUÍSA RIGON BORBA, MARINA REIS DE OLIVEIRA, YASMIN LAURA DOMANN COSTA