Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NOS TRANSPLANTES RENAIS NACIONAIS

Introdução

Entender a influência da Pandemia de COVID-19 na realização de transplantes renais no Brasil apresenta-se como questão de grande importância, uma vez que este cenário pode ter a tendência de se repetir em um contexto global. Como o transplante renal é o mais realizado no Brasil, saber como a pandemia afetou essa área representa o caminho para guiar futuras tomadas de decisões.

Material e Método

Estudo de caso retrospectivo descritivo. Analisaram-se os dados de transplantes intervivos e com doador falecido do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, abrangendo os 3 anos anteriores a 2019 e os 3 anos posteriores à declaração de pandemia pela OMS em 2020. Realizou-se análise estatística dos transplantes tanto com doadores falecidos quanto doadores vivos.

Resultados

Nos anos de 2019-2022 houve uma queda de 14,85% no total de transplantes. Entre 2019-2020 houve maior queda nesse número, sendo de 23,5%. A média nos 3 anos anteriores à pandemia era de 6.095 transplantes por ano, no entanto, a média nos 3 anos posteriores a 2020, após a declaração de pandemia, foi de 5.019 ao ano, uma queda de quase 18% (17,66%). No ano de 2020 houve uma diminuição atenuada nos transplantes com doador falecido, sendo 16,12% menor que no ano anterior à pandemia. E, por fim, destaca-se a redução abrupta de transplantes intervivos com queda de 58,74% no ano de 2020.

Discussão e Conclusões

A taxa de transplantes renais intervivos foi a que sofreu maior queda em 2020, sendo interessante a análise dos motivos, já que o transplante renal não se caracteriza como cirurgia eletiva. No entanto, os transplantes renais nacionais não foram tão acometidos pela pandemia, pois em geral, a média caiu em 18% no total. É necessário uma melhor avaliação sobre o impacto da pandemia que acarretou grande queda entre os transplantes intervivos.

Palavras Chave

COVID-19; Transplante Renal; Pandemia.

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ALINE CLAUDIO DE OLIVEIRA, MARINA REIS DE OLIVEIRA, RANIN LENA LIMA, YASMIN LAURA DOMANN COSTA, GUSTAVO BRUNELLI VALLIM, LUISA RIGON BORBA