Dados do Trabalho
Título
APROVEITAMENTO DE RINS DOADOS PARA TRANSPLANTE NO BRASIL: SITUAÇAO ATUAL E PROPOSTAS DE MELHORIA
Introdução
O transplante de órgãos representa a principal alternativa terapêutica para pacientes com falência terminal ou insuficiência funcional grave de órgãos. Para suprir a demanda de órgãos é fundamental aprimorar o aproveitamento, que pode constituir uma medida útil no aumento do pool de doadores.
Propor ações gerenciais que visem melhorias no aproveitamento de rins doados para transplantes no país.
Material e Método
Através de um estudo qualitativo foi realizado um painel de especialistas para complementação da escassa literatura disponível, sendo extraídas 51 recomendações de melhoria do aproveitamento. Posteriormente, foram conduzidas entrevistas com dez coordenadores estaduais de transplantes e 11 responsáveis técnicos das equipes de transplantes renal das dez unidades da federação.
Resultados
Os resultados foram analisados à luz do painel de especialistas e da literatura. Como resultados, observaram-se fragilidades na avaliação do aproveitamento e dos resultados dos transplantes, na comunicação, na utilização de doadores de critério expandido (DCE), no registro e avaliação das decisões de aceites e negativas, na educação para aproveitamento, na capacidade instalada, manutenção de potenciais doadores, nas cirurgias de retirada, no acondicionamento de órgãos, na disponibilidade de biópsias, na alocação por HLA (antígeno leucocitário humano), no acesso dos pacientes às filas de transplante e na coordenação do Sistema Nacional de Transplantes.
Discussão e Conclusões
O aproveitamento de rins para transplante no Brasil se apresenta como um processo não controlado e cercado de fragilidades, que podem representar oportunidades de melhora. Esta pesquisa visa, em última instância, aproximar os campos da medicina e gestão em prol de um maior número de transplantes renais realizados de forma segura.
Palavras Chave
Doação de órgãos; transplante de rins, aproveitamento de rins para transplantes;
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação
Instituições
Central Estadual de Transplantes - Santa Catarina - Brasil
Autores
JOEL DE ANDRADE, ALINE GHELLERE PAVEI, GLAUCO ADRIENO WESTPHAL, CLAUDIA AFFONSO ARAÚJO