Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE PULMONAR PEDIATRICO: EXPERIENCIA DE UM CENTRO DE REFERENCIA NO BRASIL

Introdução

O transplante pulmonar pediátrico foi realizado pela primeira vez em 1987, em Toronto. Desde então, apesar de ter se difundido mundialmente, estima-se que apenas 100 transplantes são realizados anualmente.

Material e Método

Nosso objetivo é relatar a experiência de um centro nacional de referência com transplante de pulmão em pacientes pediátricos. Foram incluídos todos os pacientes submetidos a transplante pulmonar pediátrico realizados e avaliado perfil dos receptores, aspectos cirúrgicos e sobrevida.

Resultados

Desde 1999, foram realizados 49 transplantes, sendo 31 com doadores vivos e 18 com doadores cadavéricos. A média de idade dos receptores foi de 11,9 anos, sendo 9,3 anos a média dos realizados com doador cadavérico e 16,1 anos dos intervivos. As doenças de base mais prevalentes foram bronquiolite obliterante e fibrose cística, independente da modalidade de transplante, correspondendo a 77% dos transplantados. Em relação ao transplante pediátrico intervivos, os pais dos receptores foram responsáveis por 83,9% das doações. Foram realizados 2 re-transplantes em pacientes pediátricos, sendo um deles submetido ao transplante intervivos e posteriormente com doador cadavérico e outro ao transplante com doador cadavérico nas duas abordagens. Quanto à sobrevida, a média global é de 378 dias. Verificou-se que a sobrevida em 1 ano foi de 30 pacientes (61%) e em 5 anos de 20 pacientes (40,8%).

Discussão e Conclusões

Nesse contexto, o transplante pulmonar pediátrico se consolida como possibilidade de tratamento de crianças com pneumopatias avançadas. O diagnóstico precoce da doença de base e o encaminhamento imediato para um centro de transplante são fundamentais para que o desfecho seja favorável.

Palavras Chave

transplante de pulmão, pediatria, sobrevida

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

FELIPE PAGNONCELLI FACHIN, JOSE DE JESUS PEIXOTO CAMARGO, SPENCER MARCANTONIO CAMARGO, FABIOLA ADELIA PERIN, STEPHAN ADAMOUR SODER, JONAS PIEINIZ PEREIRA, MARIA EMILIA CANO, ANNA MARIA GARCIA CARDOSO, FRANCISCO ANTONIO SANTOS GRAZZIOTIN, SOFIA VEZZANI KIELING