Dados do Trabalho


Título

DOAÇAO DE ORGAOS E TECIDOS: MOTIVOS DA NAO EFETIVAÇAO EM UM HOSPITAL TERCIARIO DE FORTALEZA - CE

Introdução

A doação de órgãos está respaldada por aspectos legais, éticos e morais, que envolvem doador, sua família e receptor. É fundamental que a equipe multidisciplinar que lida com o processo esteja apropriada da sua importância no acolhimento aos familiares dos potenciais doadores (PD), o que poderá colaborar e influenciar no processo de doação. A recuperação das taxas de doação e transplante após a pandemia está muito lenta no país, sugerindo que há outros fatores dificultando a retomada dos transplantes.

Material e Método

Estudo descritivo, retrospectivo e quantitativo para investigar as causas da não efetivação das doações de órgãos e tecidos em um Hospital Terciário de Fortaleza/CE. Foram analisados 878 óbitos por Parada Cardiorrespiratória (PCR) e 198 por Morte Encefálica (ME) notificados no ano de 2022.

Resultados

Em relação aos PD de ME, a recusa familiar trata-se da maior causa de não doação (41-49%), seguido de PD sem condições clínicas (16 - 19%), COVID (14 - 17%) e PCR (7 - 8%). Quanto a não doação de falecidos por PCR, encontramos: PD sem condições clínicas (302 - 41%) como a maior causa, seguido de PD fora da faixa etária (268 - 36%), recusa familiar (57 - 8%) e PD sem identificação (29 - 4%). Apesar de 75% (120) das famílias entrevistadas terem sido doadoras, a recusa familiar continua sendo a maior causa de não efetivação da doação quando óbito por ME, achados que se equiparam aos nacionais (46%). Dentre os motivos de recusa familiar, o desejo de manter o corpo íntegro do falecido é a principal justificativa. Em óbitos por PCR, o diagnóstico de Sepse figura como a maior causa de descarte pela equipe.

Discussão e Conclusões

Este estudo nos proporcionou subsídios para elaborar estratégias que possam aumentar o número de doações efetivas na instituição.

Palavras Chave

Doação de órgãos; morte encefálica; família

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Centro Universitário Christus - Ceará - Brasil, Escola de Saúde Pública do Ceará - Ceará - Brasil, Instituto Dr. José Frota - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

RAQUEL LIMA SAMPAIO, MATEUS MENDES SANTOS FREIRE, ELIANA RÉGIA BARBOSA DE ALMEIDA, CLERIANE ADERALDO REIS, SAMIRA ROCHA MAGALHÃES DE ALENCAR, ALINE DA CONCEIÇÃO GONÇALVES, MARIA NÚBIA MENDES DE OLIVEIRA, EVELINE CHAVES FRANKLIN, SHIRLEY MARIA DOS SANTOS, REGIANE SOUSA DA COSTA, WELLINGTON LUCAS BEZERRA CORREIA, ANTONIA RACHEL SILVEIRA SANTOS, MARIA VANESSA TOMÉ BANDEIRA DE SOUSA, AMANDA EMÍLIA NUNES QUEZADO PRAXEDES, ALINE NABUCO MOREL, ANTONIA DE BRITO LOPES CAVALCANTE, FRANCYLEIDMARY BATISTA SOBRINHO, IORANA CANDIDO DA SILVA, KATIA MARIA RODRIGUES DE LIMA, ANA CLEIDE LIMA DA SILVA, NATÁLIA DE LIMA VESCO, ALINE ALVES BRAGA SOLON