Dados do Trabalho


Título

MANEJO CLINICO DOS PACIENTES COM TUBERCULOSE NO POS-TRANSPLANTE HEPATICO

Introdução

O diagnóstico de tuberculose (TB) em receptores de transplante hepático (TH) enseja desafios pela evolução da doença nesta população assim como pela hepatoxicidade (HTx) dos esquemas tuberculostáticos. A modulação da imunossupressão (IS) e a individualização do tratamento são determinantes neste cenário. O objetivo do estudo foi a descrição da TB, seu manejo clínico e evolução no pós-TH.

Material e Método

Descrição de casos de TB em receptores adultos de TH, no período de abril de 1991 a dezembro de 2021. Análise de variáveis do receptor, tratamento tuberculostático, regime de IS e biópsia hepática (BH).

Resultados

Durante o período do estudo, 269 TH foram realizados, sendo diagnosticados 4 (1,5%) casos de TB. Indicação ao TH: HAI em 2, AVB e cirrose por álcool, ambos em 1. Diagnóstico pós-TH: 3 pacientes até 2 anos e 1 paciente no 1º trimestre. TB disseminada em 2, acometimento pleural e pulmonar: em 1 paciente. Após o diagnóstico todos tiveram suspensão da IS e início dos tuberculostáticos, sendo utilizado esquema convencional (RIPE) em dose plena. Todos apresentaram alterações de enzimas hepáticas (EH) sugestivas de HTx, motivo de redução de dose em 1 e utilização de esquema alternativo em 3, 2 utilizaram Levofloxacino, Etambutol e Linezolida e 1 utilizou Levofloxacino, Etambutol, Rifampicina e Amicacina. A média de tempo de suspensão da IS foi de 63,3 dias (8 – 190 dias). BH por alteração de EH foi realizada em 1 paciente para a diferenciação entre rejeição e HTx, auxiliando na conduta de reinício da IS. Todos os pacientes apresentaram boa evolução.

Discussão e Conclusões

A individualização do esquema tuberculostático e a modulação da IS são peças fundamentais no tratamento destes pacientes. A BH é ferramenta importante no auxílio do manejo clínico destes pacientes.

Palavras Chave

Transplante Hepático, Tuberculose Pulmonar, Imunossupressão.

Área

INFECÇÃO - Outros - Fígado

Instituições

Hospital Sírio-Libanês - São Paulo - Brasil

Autores

DÉBORA PUZZI FERNANDES, MARCEL ALBEIRO RUIZ BENAVIDES, JOÃO SEDA NETO, CAIO MÁRCIO VIEIRA OLIVEIRA, MARIO KONDO, CAROLINA MAGALHÃES COSTA, NATHÁLIA PORTO RANGEL TRAVASSOS, RODRIGO VICENZI, KARINA MOREIRA OLIVEIRA RODA VICENZI, EDUARDO ANTUNES FONSECA