Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAUDE SOBRE O PROCESSO DE DOAÇAO DE ORGAOS E TECIDOS NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
Introdução
Doação e transplante constituem campo de conhecimento, no entanto, pouco contextualizado nas matrizes curriculares. Este estudo realizado em Hospital Universitário no nordeste do Brasil, por se tratar de hospital escola que atua na formação profissional, sendo único hospital público transplantador de órgãos sólidos no estado do Maranhão. O objetivo foi avaliar conhecimento dos profissionais de saúde da terapia intensiva, sobre doação de órgãos e tecidos para transplante.
Material e Método
Estudo transversal, realizado com 137 profissionais de saúde, utilizando um instrumento contendo questões sobre conhecimento, atitude e prática acerca do processo de doação de órgãos. Na análise do instrumento considerou-se satisfatório o escore igual ou superior a 70%. A análise dos dados foi realizada pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 2.4.
Resultados
64,2% dos participantes eram do gênero feminino; idade média 37 anos; maioria profissionais de enfermagem (54,8%); tempo de formação entre 10 e 14 anos (39,4%); 96,4% não eram especialistas em captação e doação de órgãos e tecidos; 74,5% não se sentiam preparados para conduzirem o procedimento; falta de conhecimento específico foi apontada como um entrave que dificulta a condução do processo de doação de órgãos e tecidos 9,5%; maior média dos acertos foi no aspecto da atitude, enquanto a menor, foi no aspecto conhecimento.
Discussão e Conclusões
Os participantes apresentaram atitude com limitação sobre condução do processo de doação de órgãos, demonstrando que é necessário investirem em qualificação, para aumentar o número de doações. Espera-se que estes achados contribuam para aprimoramento multidisciplinar, pois nas UTI’s há maior prevalência de potenciais doadores, o que pode favorecer o aumento do número de transplantes e redução da lista de espera.
Palavras Chave
Obtenção de tecidos e órgãos. Morte encefálica. Gestão do conhecimento. Pessoal de saúde.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Central Estadual de Transplantes do Maranhão – CET/MA - Maranhão - Brasil
Autores
JANAINA DE JESUS CASTRO CAMARA, MARA ALESSANDRA PEREIRA MOREIRA, LAURA CAROLYNE DA SILVA CÂMARA, DARCI RAMOS FERNANDES, ANA CLEYDE CARNEIRO LIMA, SUYANE APARECIDA FREIRE SILVA