Dados do Trabalho


Título

CARACTERISTICAS DOS PACIENTES EM FILA DE TRANSPLANTE RENAL NO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN E A INFLUENCIA DA HOMOZIGOSE EM DR.

Introdução

Estima-se que mais de 150 mil pessoas estejam em hemodiálise. A fila de transplante no país é regional e a alocação considera critérios de histocompatibilidade. O órgão será alocado para o receptor mais compatível de acordo com um sistema de pontuação que considera o número de missmatchs em HLA, sendo o locus DR com maior pontuação. O objetivo desse estudo foi avaliar a influência da homozigose em DR com características clínicas de pacientes inscritos para transplante renal em um único centro.

Material e Método

Estudo de coorte transversal em pacientes inscritos e ativos em lista de transplante renal no Hospital Israelita Albert Einstein programa Proadi SUS, avaliados presencialmente durante um período de um ano.

Resultados

Amostra com 149 pacientes em lista de transplante, 35 deles homozigotos em DR. Maioria masculina, idade média 58 anos, 48% do tipo sanguíneo O. Sem diferenças significativas no número de comorbidades. O tempo médio em diálise foi de 105 e 88 meses no grupo com e sem homozigose, respectivamente. O tempo médio em lista até a data do estudo foi de 77 meses para os homozigotos e 48 meses para os não homozigotos, ambos com diferença estatisticamente significante. Em relação a sensibilização, 17% dos homozigotos eram sensibilizados, frequência maior que no grupo não homozigoto.

Discussão e Conclusões

Essse estudo corrobora achados anteriores sobre o tempo de espera prolongado para pacientes homozigotos em DR. Encontramos também uma maior frequência de hipersensibilizados nesse grupo.

Palavras Chave

transplante renal, alocação de rim

Área

RIM - Complicações

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

SARAH INGRID FARIA DOS SANTOS, LUCIANA MELLO DE MELLO BARROS PIRES, ERIKA LAMKOWSKI NAKA, MARCELINO DE SOUZA DURÃO JUNIOR, ALVARO PACHECO-SILVA