Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO DESEMPENHO DE COMISSOES INTRA-HOSPITALARES DE DOAÇAO DE ORGAOS E TECIDOS EM RONDONIA: PROPOSTA PARA INTENSIFICAR A IDENTIFICAÇAO DE POTENCIAIS DOADORES.

Introdução

Não há transplante sem doação de órgãos e as CIHDOTTs desempenham papel crucial na identificação de potencial doador (PD). O estado possui uma OPO e quatro CIHDOTTs, sendo duas na capital e duas no interior. Este estudo analisou o desempenho das CIHDOTTs para propor um plano de ação para potencializar os resultados de doação.

Material e Método

Para a elaboração do Projeto Aplicativo foi realizada análise dos indicadores de desempenho de 2020 a 2022 em documentos da CET-RO e na RBT/ABTO. Para analisar o cenário adotou-se a Matriz SWOT e o plano de ação foi estruturado com 5W2H.

Resultados

De 2020 a 2022, respectivamente, o estado apresentou: 44,5, 69,6 e 95,9 identificação de PD pmp e que são 79, 152 e 174 em nº absoluto; recusa familiar de 60%, 54% e 44%, resultando em nº absoluto de 7, 15, 36 doadores efetivos (DE). As CIHDOTTs da capital apresentaram 40, 49, 71 notificações de PD, 55,5%, 56,5%, 43,2% de recusa familiar, e 5, 6, 14 DE em nº absoluto. As CIHDOTTs do interior tiveram 21, 51, 74 notificações de PD, 80%, 37,8%, 42,2% de recusa familiar, e 1, 9, 19 DE em nº absoluto. O plano de ação proposto contempla a elaboração do plano estadual de implantação de CIHDOTTs, através de eixos estratégicos: elaboração do manual de credenciamento, mapeamento dos processos de trabalho, redação de procedimentos operacionais padrão, definição da composição das equipes, plano de treinamentos profissionais padronizado, definição dos indicadores para gestão de resultados.

Discussão e Conclusões

Os resultados evidenciaram o ciclo de melhoria no desempenho e acredita-se haver janelas para oportunidades de melhoria, que estão contempladas com o plano de ação proposto, que aborda eixos estratégicos de gestão de profissionais, processos de trabalho, relacionamento com a comunidade e gestão de resultados.

Palavras Chave

Gestão em transplantes; Doação de órgãos; Transplantes de órgãos; CIHDOTT; Gestão pública.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central Estadual de Transplantes de Rondônia - Rondônia - Brasil, Escola Superior de Ciências da Saúde/FEPECS - Distrito Federal - Brasil

Autores

ERIKA FERNANDA FERNANDES DA SILVA, ANDERSON CLEYTON GALANTE, INGRID LUIZA NETO