Dados do Trabalho
Título
ADESAO A TERAPIA IMUNOSSUPRESSORA DOS PACIENTES SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE CARDIACO: UMA REVISAO SISTEMATICA
Introdução
O Transplante Cardíaco é considerado padrão ouro no tratamento da Insuficiência Cardíaca. Para o aumento da sobrevida dos pacientes transplantados e do enxerto, é necessário o uso da medicação imunossupressora adequadamente, pois o sucesso da qualidade do enxerto depende do controle da rejeição. A não adesão é portanto, reconhecida como um fator determinante para o aumento da morbidade e mortalidade, redução da qualidade de vida para os doentes transplantados. Assim, a questão norteadora que se coloca é: Quais fatores pré determinantes para a não adesão ao imunossupressor no primeiro ano pós transplante cardíaco?
Material e Método
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada no mês de abril de 2023 nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PUBMED, EMBASE. Critérios de inclusão: publicações em português, inglês e espanhol; disponíveis gratuitamente em texto completo; publicadas nos últimos 5 anos. Foram excluídos artigos publicados em outros idiomas, estudos em formato de editorial, carta ao editor, que não apresentavam texto completo e artigos duplicados. Para o levantamento das publicações foram utilizados os descritores: Heart transplantation, immunossuppressive agentes, medication adherence.
Resultados
Inicialmente foram encontrados 27 artigos na BVS, 04 na PUBMED e 44 na EMBASE, destes 14 atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Os fatores pré determinantes mais citados foram: socioeconômicos, psicossociais e educação.
Discussão e Conclusões
Compreendeu-se que a adesão ao tratamento medicamentoso e a atenção primária a saúde no pós TxC, exerce influência direta nos resultados positivos para o paciente, onde o tratamento coerente e o comportamento adequado de tomada da medicação ao longo do tempo, poderá correlacionar com melhores resultados para saúde desses pacientes.
Palavras Chave
Heart transplantation, immunossuppressive agentes, medication adherence.
Área
CORAÇÃO/PULMÃO
Instituições
Instituto Nacional de Cardiologia - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
EVELYN GOMES OSÓRIO, TEREZA CRISTINA FELIPPE GUIMARÃES, LÍLIAN MOREIRA DO PRADO