Dados do Trabalho


Título

AÇOES PROPOSTAS PARA POTENCIALIZAR A DOAÇAO DE ORGAOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES NO ESTADO DO TOCANTINS

Introdução

O estado realiza transplantes de córnea e captação de múltiplos órgãos. Os indicadores de doação e transplantes no estado do Tocantins, de 2020 a 2022 respectivamente, são: Notificação de morte encefálica: 29.3, 28.3 e 41.7 pmp; Doador elegível 19.7 , 11.9 e 24.3 pmp; Doadores efetivos: 7.0 , 0.6 e 8.1 pmp; Recusa a doação equivale a 57%, 93%, 63%; Número de transplantes de córnea realizados 09, 24, 69; Fila de espera em número absoluto é 78, 113, 133. Considerando o percentual de recusa de doações e a crescente lista de espera, este estudo objetivou elaborar um projeto para potencializar a gestão da OPO-TO.

Relato do Caso

Realizada análise documental para identificação das políticas públicas sobre o tema e analise do desempenho do estado; para elaborar o Projeto Aplicativo, o cujo plano de ação foi redigido de acordo com o método 5W2H.

Resultados

As ações macroestratégicas propostas para potencializar o processo de doação e transplante consistiram em: elaboração do projeto de adesão da OPO ao Ministério da Saúde; definição do quantitativo da força de trabalho para compor a OPO; elaboração do mapa de constituição e credenciamento de CIHDOTTs; mapeamento dos processos de trabalho e elaboração dos procedimentos operacionais padrão; elaboração do plano de treinamento; definição da cesta de indicadores de gestão dos resultados.

Discussão e Conclusões

Os resultados oscilaram no período estudado, evidenciando que há campo para atuação e melhoria do desempenho. Acredita-se que as ações que estão sendo implementadas contribuirão para tal. Há também a expectativa do estado ampliar a rede de credenciamento de equipes para transplantes de órgãos e nesse sentido, e expandir a rede de procura de órgãos e tecidos para todas regiões do estado contribuirão positivamente para o programa de transplantes no Tocantins.

Palavras Chave

Gestão em transplantes; Doação de órgãos; Enfermagem.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central Estadual de Transplantes - Tocantins - Tocantins - Brasil, Escola Superior de Ciências da Saúde - Distrito Federal - Brasil

Autores

Marília Batista Ribeiro, Anderson Cleyton Galante, Ingrid Luiza Neto