Dados do Trabalho
Título
EDUCAÇAO CONTINUADA: ESTRATEGIAS EDUCATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇAO DE ESTUDANTES ACERCA DA DOAÇAO E TRANSPLANTES DE ORGAOS E TECIDOS HUMANOS
Introdução
No Brasil, a negativa familiar para doação de órgãos e tecidos é o principal motivo para a não efetivação dos transplantes, sendo necessário, implementar diferentes estratégias educativas em diversas populações, sobre essa temática. Assim, este estudo objetivou conscientizar adolescentes, em fase escolar, sobre o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos.
Material e Método
Trata-se de um relato de experiência, descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, acerca de ações educativas em ambiente escolar, mediatizada pelo método da pesquisa-ação, realizada com 936 alunos com idade entre 14 e 18 anos, de escolas públicas do interior de São Paulo, Brasil. Essas ações foram desenvolvidas de acordo com os temas identificados e trabalhados, por meio do círculo de cultura, utilizando metodologias ativas. Aplicou-se dois questionários semi estruturados, pré e pós as intervenções. Para análise, utilizou-se os testes de normalidade das amostras e o teste t de Student (p<0,0001).
Resultados
Os temas identificados foram: esclarecimentos sobre histórico legislativo da doação e transplantes; diagnóstico de morte encefálica e circulatória; aspectos bioéticos em transplantes; reflexões sobre luto, morte e morrer; manutenção e notificação do potencial doador; tipos de órgãos e tecidos viáveis para doação, processo desde a captação até a efetivação do transplante, entre outros. A análise comparativa apresentou diferenças estatísticas pré e pós intervenções.
Discussão e Conclusões
As intervenções educativas por meio de metodologias ativas, apresenta-se como ferramentas capazes de conscientizar escolares sobre doação e transplante de órgãos e tecidos.
Palavras Chave
Transplante de Órgãos e Tecidos; Doadores de Tecidos; Conscientização; Educação Primária e Secundária; Educação em Saúde.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Banco de Tecidos Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP) - São Paulo - Brasil, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) - São Paulo - Brasil, Ministério da Saúde - Distrito Federal - Brasil
Autores
CARLOS ALEXANDRE CURYLOFO CORSI, ALAN VINÍCIUS ASSUNÇÃO-LUIZ , NATÁSSIA CONDILO PITTA , KATIA CARMEN GABRIEL SCARPELINI, RODOLFO LEANDRO BENTO, LUÍS GUSTAVO GAZONI MARTINS , ELTON CARLOS DE ALMEIDA