Dados do Trabalho


Título

FATORES DE RISCO E CONSEQUENCIAS DO FECHAMENTO SECUNDARIO (FS) DA PAREDE ABDOMINAL NO TRANSPLANTE HEPATICO PEDIATRICO (THP)

Introdução

O FS da parede abdominal é uma das alternativas para a solucionar o problema da desproporção entre enxerto e cavidade do receptor e se evitar a síndrome compartimental no pós-operatório no THP. Objetivo: analisar os fatores de risco para o FS e complicações relacionadas.

Material e Método

Análise retrospectiva (2014 a 2022) de pacientes submetidos ao THP (<18 anos). Dois grupos: FS da parede abdominal vs fechamento primário (FP). Avaliação dos fatores pré-operatórios e intraoperatórios do receptor, do doador e a relação entre eles, e comparar complicações vasculares, biliares e sobrevida (enxerto e receptor).

Resultados

664 receptores, 58 com FS Pré-op: FS: menor idade, menor Z-score de peso/idade e IMC (p<0,01). FS com maior PELD puro em relação ao FP (19,5 vs 13,2, p<0,01) e 1,9 vezes mais chance de FS ser com doador do sexo masculino. Intra-op: FS teve maior média de graft-to-recipeint weight ratio (4,5 vs 3,23, p<0,001) e maior ml/kg de transfusões de glóbulos vermelhos (45 vs 32,3, p<0,001). Pós-op: FS apresentou 31% de culturas positivas na internação, média de intubação de 3,37 ± 6,87 dias, mais reoperações (p=0,009) e maior tempo de internação (p=0,003), sendo maior a permanência na UTI (20,4 dias vs 12,5 dias, p<0,001). Complicações venosas, arteriais e biliares semelhantes. Sem diferença na sobrevida do enxerto e na taxa de mortalidade.

Discussão e Conclusões

O FS é utilizado nos pacientes menores, mais desnutridos e graves. O grupo FS recebeu maior volume de transfusões no intraoperatório. Este grupo apresenta alta taxa de culturas positivas, reoperações e maior tempo de internação em UTI. Contudo, possuem semelhantes taxas de complicações (vasculares e biliares) e de sobrevida em relação aos pacientes com FP.

Palavras Chave

transplante hepático pediátrico, transplante de fígado, fechamento secundário da parede abdominal

Área

PEDIATRIA

Instituições

Hospital Ac Camargo Center - São Paulo - Brasil

Autores

CAROLINA MAGALHAES COSTA, EDUARDO ANTUNES DA FONSECA, MARCEL RUIZ BENAVIDES, RODRIGO VINCENZI, KARINA RODA, CAIO MARCIO DE OLIVEIRA, NATHALIA RAGNEL PORTO TRAVASSOS, DEBORA PUZZI FERNANDES, RENATA PUGLIESE, JOAO SEDA NETO