Dados do Trabalho


Título

CENARIO DA DOAÇAO E TRANSPLANTE NOS ULTIMOS 10 ANOS NA REGIAO DO NORDESTE BRASILEIRO

Introdução

O Brasil, mesmo possuindo uma das mais rigorosas legislações, em 2021 ocupou o 24º lugar mundial na realização de transplantes. Sendo um país de território amplo e muito diversificado, a taxa de doadores varia bastante nas regiões brasileiras.

Material e Método

Trata-se de uma revisão bibliográfica, com um recorte temporal, a fim de descrever as mudanças no cenário de doação e transplantes de órgãos na região nordeste do Brasil a partir de dados obtidos no Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) entre os anos de 2012 e 2022.

Resultados

A Região Nordeste notificou 25.606 potenciais doadores, destacando-se os estados do Ceará (CE), Pernambuco (PE) e Bahia (BA). Tais estados também são os que mais realizaram transplantes nesse período. PE foi o estado que mais transplantou rim, seguido por BA e CE. No que concerne ao transplante de fígado, CE é o estado que mais realiza, seguido por PE e BA. Quanto aos transplantes cardíacos, PE e CE lideram essa modalidade, seguidos pela Paraíba (PB). O transplante de pâncreas é realizado em poucos estados brasileiros, dentre eles estão os estados de PE e CE. Já o transplante de pulmão, modalidade mais criteriosa, é realizado apenas em cinco estados do país, dentre eles o estado do CE. Importante ressaltar também o papel dos estados nordestinos no transplante de tecidos, sobretudo a córnea, no qual destacam-se CE seguidos por PE e BA.

Discussão e Conclusões

Embora os nove estados nordestinos realizem transplantes, a maioria dos transplantes realizados, se concentram em PE, CE e BA, tornando-se estados de grande relevância para os transplantes no Brasil.

Palavras Chave

Enfermagem; Obtenção de tecidos e órgãos; Inquéritos epidemiológicos;

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Universidade do Estado da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

ALANA MIRELLE COELHO LEITE, JOICE REQUIÃO COSTA DE SANTANA, VIVIANI SILVA NASCIMENTO, AILA ROBERTA PASSOS PEREIRA, ANA CAROLAINE DE SOUZA BATISTA, LIZANDRA DA SILVA PASSOS, YORRANA FREITAS RIBEIRO, CHRISTIELLE LIDIANNE ALENCAR MARINHO