Dados do Trabalho


Título

APROVEITAMENTO DOS ORGAOS DE DOADORES DE SANTA CATARINA COM MAIS DE 70 ANOS

Introdução

Santa Catarina possui um programa de doação e transplantes consolidado, com uma crescente taxa de doadores efetivos, contudo, ainda há grande desproporção entre a oferta e a procura por órgãos, gerando uma demanda reprimida de receptores em lista de espera. Nesse cenário, uma das estratégias adotadas mundialmente tem sido a utilização de órgãos de doadores com idade avançada. O objetivo deste trabalho foi identificar o aproveitamento dos órgãos dos doadores acima de 70 anos do estado, nos últimos 5 anos.

Material e Método

Estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos a partir da planilha de controle de notificações, doações e aceite de órgãos da Central de Transplantes, de 2018 a 2022. Analisou-se os desfechos de doações de pacientes com idade igual ou superior a 70 anos.

Resultados

As notificações na faixa etária estudada aumentaram em 68% no período de 5 anos. Em 2018 foram 34 autorizações familiares e, destas, 26 doações efetivas (com ao menos 1 órgão captado), resultando em apenas 5 doadores com algum órgão implantado em um receptor, 4 fígados e 3 rins. Já em 2022, houve 60 autorizações, 41 doadores efetivos e 11 com órgãos implantados, totalizando 7 fígados e 8 rins transplantados. No mesmo período, ingressaram em lista de espera para rim 253 receptores acima de 65 anos, e para fígado 182.

Discussão e Conclusões

O aumento nas notificações foi acompanhado pelo aumento no número de doações efetivas e mantém relação próxima com a tendência de envelhecimento populacional, no entanto ainda se observa receio tanto no aceite quanto na utilização dos órgãos de doadores expandidos, mesmo para receptores com idade similar. São necessárias estratégias para aumentar o aproveitamento desses órgãos de forma segura e diminuir o tempo de espera dos receptores em lista.

Palavras Chave

Doação de órgãos; Doadores de Critérios Estendidos; Transplante.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES - Santa Catarina - Brasil

Autores

JULIANA MARTINS COSTA, MAYARA COSTA GARCIA, MONIQUE HAENSCKE SENNA SCHLICKMANN, CHARLES ALBERTO TEIXEIRA FILHO, AMANDA KETLUIN FRANCISCO SENA, CAMILLA TELEMBERG SELL, CINTYA MARIA BARBATO, DANIELA D’ÁVILA, DANIELA LINHARES DA SILVA, HELAYNE CRISTINA BEZERRA, LUCIANA MACHADO MAGNUS, SIMONE MACHADO BONOTO