Dados do Trabalho
Título
STATUS HEMODINAMICO TRANSOPERATORIO E RETARDO DA FUNÇAO DO ENXERTO: ANALISE DE 42 TRANSPLANTES RENAIS CONSECUTIVOS
Introdução
A função retardada do enxerto (FRE) é relativamente comum no transplante renal com doador falecido. Relaciona-se a diversos fatores do doador e do receptor, tendo impacto nos resultados, custos e qualidade de vida. A otimização do status hemodinâmico no transoperatorio é um fator potencialmente modificável para obtenção de menor FRE. Assim sendo, avaliou-se o impacto do mesmo na FRE.
Material e Método
Análise das caracteristicas do doador e do receptor de 42 transplantes de rim com doador falecido, com ênfase no status hemodinâmico no transoperatorio.
Resultados
Em análise univariada, os fatores relacionados significativos foram: tipo de diálise (hemodiálise) (p=0,004) e ausência de diurese residual (p=0,011). Entre os doadores, apenas a lateralidade do rim (rim direito) foi estatisticamente significativa (p=0,005). O tempo de isquemia fria maior que 24 horas (p=0,022), pressão arterial sistólica (PAS) menor que 130 mmHg na reperfusão (p<0,001), pressão arterial média (PAM) menor que 80 mmHg na reperfusão (p<0,001), e a média das PAMs pós-reperfusão (p=0,049) foram os fatores cirúrgicos significativos. Dentre os fatores imunológicos, apenas o uso de timoglobulina foi significativo para FRE (p=0,036). Apenas PAM < 80 mmHg (p=0,004) e PAS < 130m mmHg (p=0,005) foram fatores de risco independentes para FRE.
Discussão e Conclusões
Ao longo dos anos, diversos autores mostraram o impacto da pressão arterial na FRE. Há relato de adequada função do enxerto quando pressão arterial média PAM maior ou igual a 95mmHg na reperfusão, bem como maior incidência de FRE quando PAM menor que 70 mmhg no perioperatorio.
Em nosso estudo, a ótima perfusão renal, evitando a queda da pressão arterial no transoperatório, principalmente após a reperfusão do enxerto, demonstrou ser fundamental para o funcionamento imediato do rim.
Palavras Chave
Transplante Renal, Função retarda do enxerto(FRE), status hemodinâmico, pressão arterial média (PAM)
Área
RIM - Registros/Resultados do Centro
Instituições
HOSPITAL UNIVERSITARIO CAJURU - Paraná - Brasil
Autores
BRUNO FUGUEIREDO PIIMPAO, TIAGO ORMELEZ RUANI, MARIANA SESTREM BIGNELLI, VITAL BURKO SANTOS, FERNANDO MEYER, ROGERIO DE FRAGA