Dados do Trabalho
Título
IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA UMA GESTÃO DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA DAS CENTRAIS DE TRANSPLANTES
Introdução
Uma Central de Transplantes deve monitorar a eficácia e a eficiência de cada um dos setores que a compõe. Pode-se utilizar vários indicadores de avaliação no intuito de identificar falhas no processo e/ou aprimorar organizações de sucesso já existentes. Objetivo: Descrever alguns indicadores que podem ser utilizados para avaliar setores de uma Central de Transplantes para se atingir uma organização de excelência.
Material e Método
Foi realizada uma revisão integrativa sobre tema.
Resultados
Indicadores pré-transplante: tempo médio de espera para avaliação pré-transplante, n° de consultas pré-transplante realizadas; taxa de pacientes que concluem todo o processo de avaliação; tempo em lista de espera para receber um enxerto. Indicadores per-transplante: tempo médio de isquemia fria do enxerto; tempo médio de internação para realização do transplante com enxerto funcionante; n° de complicações cirúrgicas no per-operatório; taxa de necessidade de hemodiálise após a cirurgia. São indicadores que refletem a complexidade do procedimento e a recuperação do paciente. Indicadores pós-transplante: taxa de sobrevivência do receptor e do enxerto; taxas de rejeição aguda e crônica do órgão transplantado; taxa de complicações pós-transplante, podendo ser infecciosas, cirúrgicas, disfunção do órgão transplantado ou efeitos colaterais dos imunossupressores; n° e tempo médio de internações hospitalares após o transplante; satisfação do paciente com sua saúde física, mental e social e taxa de retransplantes.
Discussão e Conclusões
Os indicadores de avaliação são instrumentos primordiais para se alcançar uma gestão de excelência. Ressalta-se que os indicadores podem variar de acordo com o tipo de órgão ou tecido transplantado. Além disso, cada instituição e equipe transplantadora podem aperfeiçoar seus próprios indicadores de monitoramento.
Palavras Chave
Indicadores de avaliação; gestão; centrais de transplantes; monitoramento.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação
Instituições
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - Goiás - Brasil
Autores
FABIA MARIA OLIVEIRA PINHO, HENRIQUE BARBOSA FERNANDES, BÁRBARA IZARIAS BARBOSA, CID DE LANA LEÃO, DAVI DE OLIVEIRA SOARES, MANUELA UCHOA GOMES, MATHEUS HILARIO VAZ M MESQUITA, MICHEL SEBBA CHATER, KAROLINE GARCIA SANTANA, LEILA MÁRCIA PEREIRA DE FARIA