Dados do Trabalho
Título
NIVEIS ELEVADOS DE DNA LIVRE DE CELULAS DERIVADAS DO ENXERTO NA FASE INICIAL POS-TRANSPLANTE DE RIM INDICAM LESAO CELULAR INDEPENDENTE DA FUNÇAO RENAL
Introdução
Pacientes com DGF frequentemente são submetidos a múltiplas biópsias para diferenciar entre lesão tubular isquêmica aguda e rejeição com intuito de prevenir a perda precoce do enxerto. O DNA livre de células derivado do doador (dd-cfDNA) é um biomarcador não invasivo para detecção de lesão do enxerto e rejeição em transplante renal. Este estudo teve como objetivo avaliar a associação dos níveis de dd-cfDNA com a função do enxerto no pós-transplante imediato.
Material e Método
70 receptores de transplante renal de doadores falecidos com teste de dd-cfDNA nos primeiros 30 dias após o transplante foram incluídos. Os pacientes foram agrupados de acordo com o status da função do aloenxerto. Os níveis médios de dd-cfDNA foram avaliados em comparação com a função do enxerto, rejeição comprovada por biópsia e tratamento após rejeição, e comparados pelo teste de Kruskal Wallis entre cada grupo. P <0,05 foi considerado significativo.
Resultados
18 pacientes transplantados renais tiveram dd-cfDNA pareado com biópsia e foram incluídos nesta análise. 41% receberam um órgão de doador DCD. As taxas de DGF e SGF foram de 85% e 14% no grupo DCD vs. 20% e 60% no DBD com (p=0,04). 2 pacientes no grupo DBD apresentaram IGF Não houve diferença estatística na mediana dos níveis de dd-cfDNA entre os grupos DGF, SGF e IGF por tipo de doadores em primeiros 30 dias do transplante. No entanto, houve um aumento significativo nos níveis de dd-cfDNA 1,2% (± 0,61%) em pacientes com rejeição tratada e comprovada por biópsia (N=9) comparado com 0,33% (± 0,11%) sem evidência de rejeição (N=6) (p=0,016).
Discussão e Conclusões
Níveis elevados de dd-cfDNA estão associados a lesões imunológicas independentemente da função do enxerto, mostrando a utilidade clínica desse biomarcador no pós-transplante precoce e monitoramento de DGF.
Palavras Chave
Função tardia do enxerto, rejeição aguda, biomarcadores, dd-cfDNA
Área
RIM - Rejeição Aguda
Instituições
Jackson Health System - - United States, Miami Transplant Institute - - United States, Universidade de Miami - - United States
Autores
ADELA MATTIAZZI, GISELLE GUERRA