Dados do Trabalho


Título

INSUFICIENCIA HEPATICA CRONICA AGUDIZADA: REVISAO RETROSPECTIVA DOS CASOS EM UM CENTRO DE TRANSPLANTE NO BRASIL

Introdução

A insuficiência hepática crônica agudizada (ACLF) é uma das principais causas de óbito de pacientes cirróticos. Este estudo objetiva caracterizar a prevalência, fatores desencadeantes e desfechos de pacientes com ACLF em um centro de transplante hepático no Brasil.

Material e Método

Estudo observacional retrospectivo de revisão de pacientes avaliados entre junho de 2017 e junho de 2022. Pacientes sem doença hepática crônica prévia e aqueles com transplante hepático prévio foram excluídos do estudo. Os sujeitos serão classificados pela ocorrência dos critérios de falências orgânicas de acordo com a Associação Europeia de Doenças do Fígado (EASL-CLIF). Avaliação será repetida nos dias 3-7 após o diagnóstico de ACLF. Fatores desencadeantes assim como desfechos serão analisados.

Resultados

Dentre 434 pacientes avaliados, 9,2% (n=40) apresentavam ACLF. Infecção foi o fator desencadeante mais comum (45%), seguido por outras causas (22,5%) e hemorragia digestiva alta (12,5%). Falência renal foi identificada em 65% dos participantes, seguida por hepática em 52,5% e de coagulação em 37,5%. A taxa de mortalidade global em 28 dias foi 35% e variou de acordo com a gravidade no momento do diagnóstico, falência de um sistema (ALCF-1) com 22% até três sistemas (ACLF-3) com 60%. Dezoito pacientes (45%) foram transplantados em uma média de 8 dias (min. 0-max. 27), com MELD médio de 34 (min. 25-max. 48) e sobrevida de 100% em 28 dias e 83% em 1 ano. Para casos em ACLF-3 no diagnóstico (n=15), a sobrevida de 28-dias e 1-ano com transplante (n=4) foi de 100% e 80% e sem transplante (n=11) 10% e 0%, respectivamente.

Discussão e Conclusões

ACLF foi associada com uma alta mortalidade tendo causas infecciosas como principal precipitante. O transplante hepático apresentou-se como uma ótima opção terapêutica.

Palavras Chave

Transplante de fígado; cirrose hepática; insuficiência hepática crônica agudizada

Área

FÍGADO – Registros/Resultados do Centro

Instituições

Faculdade Israelita de Ciência da Saúde Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

FERNANDO CAMARGO FERNANDES, AMANDA PINTER CARVALHEIRO DA SILVA BOTEON, BIANCA DELLA GUARDIA , YURI LONGATTO BOTEON